Opções

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Ex-ministro Ruy Rosado é homenageado pela Santa Casa de Porto Alegre

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio do seu Provedor, Alfredo Guilherme Englert, e indicação da vereadora Mônica Leal, prestou homenagem ao ex-ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, então membro do Conselho Superior do IARGS, falecido em 2019, no dia 26/04 corrente, em uma cerimônia de descerramento da placa de rua que leva o seu nome. O ato simbólico ocorreu no Teatro Lourenço Darcy Castellan do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, da qual o jurista gaúcho foi vice-provedor.

O Desembargador Vasco Della Giustina proferiu discurso de abertura no evento, que contou com a presença da esposa e filhos do homenageado, e de algumas autoridades, entre elas a presidente do Tribunal de Justiça, Drª Iris Helena Medeiros Nogueira; o procurador Geral de Justiça, Dr. Marcelo Lemos Dorneles; o presidente do TRE, Dr. Arminio José Abreu Lima da Rosa; a presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral; e os Desembargadores Vilson Darós, que é o 2º Vice-Provedor da Santa Casa, e Marco Aurélio Moreira de Oliveira.

A cerimônia foi encerrada pelo Dr. Alfredo Guilherme Englert, que também é presidente do Conselho Superior do IARGS.

Falecido em 2019, aos 81 anos, Ruy Rosado foi Promotor e Procurador de Justiça do Ministério Público do RS, Juiz do Tribunal de Alçada do Rio Grande do Sul e Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado a função de Corregedor-Geral da Justiça. Em 1994, assumiu o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça, além de 2º Vice-Provedor da Santa Casa de Misericórdia e docente da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS).



quinta-feira, 28 de abril de 2022

Espaço Cultural IARGS é inaugurado

O Espaço Cultural IARGS foi inaugurado, na noite do dia 27 de abril, com o lançamento do livro do Diretor do Departamento de Direito da Energia, Dr Mauro Loeffler: “A Natureza Jurídica das Obrigações ao Portador da Eletrobras”. A anfitriã foi a presidente do Instituto, Dra Sulamita Santos Cabral que, com o apoio da Diretoria, reformou o ambiente para abrigar eventos culturais no local.

Inicialmente, a Dra Sulamita agradeceu a presença de todos na pessoa do Decano do IARGS, Dr Hélio Faraco de Azevedo. Ela lembrou que a tradicional sede do Instituto permanece no mesmo local, na Travessa Acilino de Carvalho, com o total de cinco andares. “Na nossa sede está registrada a história de 95 anos do Instituto”, enfatizou, lembrando que o novo espaço é apenas uma extensão da sede, que tem a característca de ser de fácil acesso e que se destina a realizar reuniões culturais, especialmente lançamentos de livros jurídicos e literários, disponibilizando o espaço para os associados.

Para finalizar, a Dra Sulamita congratulou o Dr Mauro Loeffler, cujo livro lançado foi prefaciado por ela, e também agradeceu aos membros da Diretoria do IARGS presentes: Lucia Kopittke, Liane Bestetti, Maria Isabel Pereira da Costa, Maria Izabel de Freitas Beck, Ana Lúcia Piccoli e Ana Amélia Prates, além dos membros do Conselho Superior, Desembargadores Marco Aurélio Moreira de Oliveira e Vilson Darós; do presidente da Comissão Eleitoral, Desembargador Delio Wedy; e do Decano, Dr Hélio Faraco de Azevedo.

Em seu discurso, o Dr Mauro Loeffler, acompanhado da família, destacou que os momentos mais marcantes na vida são aqueles que ocorrem pela primeira vez, por serem carregados de emoções e, justamente por isso, serem considerados inesquecíveis. “Traduzo, desta forma, a emoção e o privilégio que me foi concedido pelo IARGS – Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, pelo convite de lançar o meu livro, juntamente com a inauguração do Espaço Cultural IARGS, espaço este que se tornará referência no lançamento de obras jurídicas e literárias”, concluiu.

O próximo evento no local acontecerá neste sábado, dia 27 de abril, a partir das 17h, com o lançamento do livro do escritor Cassiano Santos Cabral, especialista em Direito Público e sócio do IARGS. O título da obra é “A Sombra da Passarela”, um romance policial com explicações técnicas referentes ao Direito Penal.

O Espaço Cultural IARGS está localizado na Avenida Borges de Medeiros, 1.127, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa







Abertura












Autógrafos























Grupos