Opções

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Direitos Humanos é debatido em conferência

Em uma parceria entre o IARGS e a Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) foi realizada hoje, 07/08, uma conferência sobre a temática dos Direitos Humanos e sua Politização”, pelo professor Angel Ricardo Oquendo, da School of Law of Connecticut (EUA), no auditório do Palácio do Ministério Público, no centro de Porto Alegre.

A Mesa de Abertura foi composta pelo presidente da ARL, professor Sérgio Borja; pela representante do IARGS, Dra Lúcia Kopittke; pela secretária da Justiça e Direitos Humanos do RS, Juçara Dutra Vieira; pelo assessor jurídico do gabinete da Prefeitura de Porto Alegre, Arnaldo Guimarães; e pelo presidente do Sindicato dos Advogados do RS, Dr Marcus Flavius de los Santos. Na oportunidade, o professor Sérgio convidou Oquendo para ser sócio correspondente da ARL. A solicitação foi prontamente aceita.

Na fala do professor, o Poder Executivo e o Poder Judiciário devem trabalhar conjuntamente na implementação e efetivação dos Direitos Humanos. Para tanto, sugere que exista uma cultura constitucional visando a um bem comum com a colaboração entre os diferentes poderes, embora reconheça ser difícil se estabelecer um vínculo harmonioso. “Quem se beneficia com esta união é a população que pode vir a ter mais respeito e dignidade”, salientou.

Na sua opinião, cabe ao cidadão se manter ativo e exigir do Poder Executivo a implementação de políticas públicas na defesa dos princípios dos Direitos Humanos, além de fiscalizar e cobrar as ações do Governo.

O professor Oquendo ressaltou a crise de Direitos Humanos existente no sistema interamericano, especialmente no que se refere à polêmica entre a Corte e a Comissão Interamericanas de Direitos Humanos (CIDH) por parte dos países bolivarianos - Venezuela, Bolívia, Equador e Nicaragua - que, segundo ele, requerem a politização dos Direitos Humanos. “Isso significa que a implementação desses direitos é questão de política pública”, destacou.

Oquendo é professor da Universidade de Connecticut (USA), PHD em Filosofia pela Universidade de Harvard, JD em Direito pela Universidade de Yale.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Mesa de Abertura


Professor Oquendo



Nenhum comentário:

Postar um comentário