O Instituto dos Advogados do RS saúda a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, pela posse como Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), no dia 1º de fevereiro, para a gestão no biênio 2022/2023. Pela primeira vez na história jurídica, desde 1874, quando o Judiciário foi estabelecido no Estado. o TJ/RS terá em seu comando uma mulher. Integram também a gestão os desembargadores Alberto Delgado Neto (1º vice-presidente), Antonio Vinicius Amaro da Silveira (2º vice-presidente), Lizete Andreis Sebben (3ª vice-presidente) e Giovanni Conti (Corregedor-Geral da Justiça).
Em sua posse, a Desembargadora salientou que pretende dar continuidade ao trabalho do ex-presidente Voltaire de Lima Moraes, relativo às dificuldades impostas pela pandemia, além do ataque hacker ao sistema judiciário gaúcho. Prevê ainda tornar o Judiciário gaúcho 100% digital.
Natural de Pelotas, no Sul do estado, Iris Helena se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 1981. A magistrada ingressou no Judiciário como pretora, em 1985, assumindo como juíza em 1986. Desde então, ela atuou nas comarcas de Santa Rosa, Campina das Missões, Espumoso, São Jerônimo e Porto Alegre.
Iris Helena Medeiros Nogueira se tornou desembargadora em 2004 e foi Corregedora-Geral de Justiça entre 2016 e 2017.
O IARGS enviou ofício cumprimentado a nova presidente e sua Diretoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário