Opções

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Diretor-Adjunto do MASCs Eduardo Fontoura palestra no IARGS

Por meio do Grupo de Estudos Métodos Autocompositivos de Resolução de Conflitos (MASCs) do IARGS, o Diretor-Adjunto do Departamento, Eduardo Fontoura, proferiu palestra presencial sobre “A Comunicação Não Verbal como ferramenta de percepção do agente negociador”, hoje, 23/11, no sexto andar da sede do Instituto. A anfitriã foi a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, acompanhada do Diretor do Departamento, Paulo D’Oliveira.

Na oportunidade, o Dr. Eduardo apresentou uma fórmula distinta para a cultura da resolução de conflitos, utilizando como referência uma leitura que “somente quem vive sem fronteiras e num epicentro cultural pode ter essa ótica construtiva, evolutiva e seminal para os nossos quintais”.

Eduardo Fontoura referiu sobre negociações históricas da época da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética – citando Paul Nitze, então secretário de Defesa do Governo Ronald Reagan, unindo a Teoria das Expectativas Violadas da professora Judee Burgoon – em que a comunicação não verbal é um agente de poder único para cartografar interesses colocados na mesa de negociação, o qual, mesclado com o Método da Escuta Disciplinada de Michael Reddington, formam um tripé para empreender a cultura da resolução de conflitos a um nível ainda não vislumbrado. Assim sendo, fez a seguinte provocação para concluir: “ou você quebra os paradigmas ou os paradigmas quebram você”.

Ao final foram sorteados para o público presente três exemplares da obra "Temas de Mediação e Arbitragem VII".

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Drª Sulamita Santos Cabral ladeada dos Diretores Paulo D’Oliveira e Eduardo Fontoura

Dr. Paulo D’Oliveira

Dr. Eduardo Fontoura
















Com a Drª Melissa Telles Barufi, Diretora-Adjunta do Departamento de Direito e Bioética

Nenhum comentário:

Postar um comentário