Opções

quarta-feira, 8 de março de 2023

Presidente do IARGS tem placa descerrada na Faculdade de Direito da UFRGS

A III Semana da Mulher da Faculdade de Direito da UFRGS homenageou na data de hoje, 08/03, Dia Internacional da Mulher, três juristas destacadas: a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira (primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul); a Drª Cléa Carpi da Rocha (primeira presidente mulher do Centro Acadêmico André da Rocha), que não pôde estar presente; e a presidente do IARGS, Drª Sulamita Cabral (primeira professora mulher concursada da Faculdade de Direito da UFRGS).

A placa descerrada em homenagem à Drª Sulamita é a primeira com nome de mulher na Faculdade de Direito da UFRGS, ao longo de 123 anos. Hoje, também, a presidente do IARGS assinou no Livro de Honra dos visitantes da Universidade após 24 anos. O último registro havia sido feito pelo jurista Miguel Reale.

A solenidade, realizada na escadaria central da Faculdade de Direito da UFRGS, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente e a vice-presidente da OAB, Leonardo Lamachia e Neusa Bastos, além do secretário-geral e secretária-geral adjunta da Ordem, Gustavo Juchen e Karina Contiero; a Conselheira Seccional e Presidente da Comissão da Mulher Advogada/OABRS, Marcia Schwantes; a Conselheira Seccional e Presidente da Comissão Especial de Cultura e Arte/OABRS, Regina Guimarães; a Conselheira Seccional e Presidente da Comissão Especial da Defesa do Consumidor/OABRS, Tereza Cristina Fernandes Moesch; entre outras Conselheiras; o presidente do TRE, Francisco José Moesch; a vice-presidente do IARGS, Drª Liane Bestetti, acompanhada das Diretoras Ana Lúcia Piccoli e Ana Amélia Prates. Também compareceram os filhos da Drª Sulamita, Gisele e Cassiano Santos Cabral; o neto Leonardo Cabral Hammes e o sobrinho-afilhado Júlio Cesar Tricot Santos.

A ideia do evento partiu da Faculdade de Direito da UFRGS, por meio da Diretora e Diretora-Adjunta, Drª Claudia Lima Marques e Ana Paula Motta Costa, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito, CAAR, SAJU, CDEA e Alumni UFRGS.

De acordo com a Drª Claudia Lima Marques, o objetivo da semana é destacar o pioneirismo de mulheres na área jurídica. “Todas elas em muito contribuíram para a evolução do Direito, exercendo cargos importantes e liderando a defesa do Direito. Elas contribuíram na construção de pontes, as quais professoras e alunas da Faculdade de Direito da UFRGS, podemos hoje passar”, concluiu.

O Dr Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS, referiu que as mulheres advogadas são inspiradas e inspiradoras. Segundo ele, o Dia Internacional da Mulher é sempre marcado por importantes falas que demonstram a luta de reivindicações históricas que enaltecem as conquistas femininas, “muito bem representadas pelas mulheres advogadas homenageadas. “Precisamos afirmar e reafirmar a inclusão definitiva das mulheres não apenas nas instâncias deliberativas da OAB, mas também em qualquer outra instância que assim desejarem”, afirmou, dando como exemplo a Desembargadora Iris Helena.

Em sua fala, muito emocionada, a Drª Sulamita fez um agradecimento especial à Drª Claudia Lima marques, de quem foi professora, e também à vice-diretora, Ana Paula Motta, além do corpo docente pela homenagem a ela prestada. Dizendo-se muito honrada, salientou a importância de estar agraciada juntos com duas figuras exponenciais do Direito (Desembargadora Iris Helena e Drª Clea Carpi), cujas trajetórias orgulha todas a mulheres.

Fez um breve resumo da sua carreira e agradeceu também a todos que contribuíram para a sua formação, ao apoio recebido pelos colegas, dos familiares e ao reconhecimento dos alunos. Citou, na oportunidade, três autoridades presentes que foram seus alunos: Drª Claudia Lima Marques, Dr Gustavo Juchem e Drª Liane Bestetti. Para concluir, afirmou que compartilhava a deferência recebida com as mulheres pioneiras em todos os lugares, “que lutam, engrandecem, embelezam e aperfeiçoam o mundo que, por meio dos séculos, ajudaram a construir e a preservar a civilização”.

A Desembargadora Iris Helena ressaltou sua alegria em ser homenageada pela primeira instituição de ensino superior em Direito no RS. Em seu discurso, referiu que o primeiro passo para se alcançar a paridade na participação feminina nos tribunais e em outros segmentos da sociedade é dar visibilidade à sua ausência, “e este evento tem esse mérito de dar visibilidade à almejada maior representatividade da mulher nos espaços de poder”.

Na ocasião, seis alunas do curso de Direito leram um manifesto intitulado de “Nosso Tempo é Agora”:

“O nosso tempo é agora. É tempo de construirmos coletivamente uma sociedade que reconheça e que deseje a existência das mulheres em sentido amplíssimo - negras, pardas, trans, indígenas. Uma sociedade que deseja essas mulheres vivas”.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa






Solenidade












Manifesto “Nosso Tempo é Agora"




Descerramento da placa






Convidados










Nenhum comentário:

Postar um comentário