Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

IARGS e Uniritter selam parceria

No primeiro evento do IARGS em parceria com a Uniritter, a advogada Daniela Klein ministrou um mini curso sobre “Contratos Comerciais - Estratégias Negociais para Redução de Riscos e Custos”, no auditório D da universidade. A abertura foi realizada pelo coordenador Setorial de Extensão e Aulas Complementares da faculdade, professor Thiago Tavares da Silva que salientou a importância da parceria com o IARGS visando à promoção em conjunto de diversos outros eventos. Em seguida, passou a palavra para a presidente do instituto, Sulamita Santos Cabral, fazendo uma breve explanação sobre a fundação do instituto e a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Ela destacou que o IARGS é uma entidade privada, apolítica que visa incentivar o estudo das questões jurídicas e sociais, cooperando no aperfeiçoamento da ordem jurídica.

Na sua palestra, Daniela Klein utilizou-se de exemplos práticos de sua experiência profissional para melhor explicar a elaboração de contratos. Segundo ela, a ideia do tema nasceu devido ao fato de muitas empresas sofrerem prejuízos em caso de disputas, momento no qual se pode vislumbrar se, de fato, o contrato objeto da incontroversia entre as partes, foi bem redigido de modo a proteger os interesses inerentes ao negócio do cliente.

“As questões relacionadas à prática comercial do dia a dia das empresas muitas vezes não estão refletidas nos termos contratuais e somente quando surgem problemas é que se analisa se o contrato vislumbrou determinada situação e de que forma a estipulou”, acentuou.

Dessa forma, explicou que há situações que são passíveis de serem previstas no próprio contrato, evitando prejuízos às partes que sofrem com a inadimplência ou a incapacidade de cumprimento de cada obrigação, conforme o caso. 

Ao longo da palestra, Daniela discorreu sobre os principais contratos comerciais, tais como: contrato de fornecimento, de distribuição e de prestação de serviços; informou sobre as cláusulas estratégicas dos contratos comerciais; e esclareceu sobre as táticas de negociação de contratos, visando à redução de riscos.

A aula oferecida pela advogada aos alunos de Direito da Uniritter foi ministrado numa linguagem de mercado e com base em casos práticos, a exemplo dos principais contratos comerciais, das táticas de negociação e das cláusulas estratégicas a serem utilizadas, com o objetivo de minimizar os riscos e custos para as empresas.

Daniela Klein é mestre em Direito Internacional Comparado pela University of Miami, Estados Unidos.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa







Nenhum comentário: