O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi o palestrante convidado para inaugurar a primeira reunião-almoço de 2017 do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), hoje, dia 6 de abril, no Hotel Plaza São Rafael. Na sua palestra, Breier apresentou o tema “Plano de Valorização: por uma Advocacia Fortalecida”, apontando as ações que a entidade vem desenvolvendo.
Na abertura, como de praxe, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, saudou a todos fazendo um resumo de como nasceu OAB/RS a partir do IARGS e da importância de ambas as entidades trabalharem juntas em prol da advocacia. Logo em seguida chamou o palestrante homenageado.
Ricardo Breier agradeceu por ter sido escolhido como primeiro palestrante do ano da reunião-almoço e parabenizou o trabalho que tem sido desenvolvido pela Dra Sulamita no instituto, “grande parceiro da OAB/RS”.
O presidente Breier salientou que o Plano de Valorização da Advocacia, recentemente aprovado pelo Conselho Pleno, foi elaborado a partir de uma pesquisa junto a sete mil advogados por meio de redes sociais e formulários em fóruns. No segundo ano de sua gestão, afirmou que este plano, composto por 21 ações, foi uma de suas prioridades com o principal objetivo de balizar as ações da Ordem com a intensificação de trabalhos na área das prerrogativas, especialmente no que se refere ao combate à publicidade irregular, à melhor viabilização do processo eletrônico, a maior aproximação com a classe e à ética da classe.
De acordo com Breier, a consulta apontou que 48% dos jovens advogados se comunicam com a entidade somente pelas redes sociais e pouco usam o site da OAB. O restante, 52%, preferem se informar por meio de papel (correspondência) ou pelo site, ou seja, “gostam de tocar na informação”. Entendendo a importância da comunicação junto à classe, destacou que sua gestão tem sido pautada no diálogo com os advogados.
Nas caravanas que têm feito pelo interior do Estado, disse que foi informado de casos pontuais de desrespeito à advocacia. Observou que um deles é o empobrecimento na advocacia, não apenas gerado pela crise econômica, mas também pela morosidade das decisões junto aos tribunais. Segundo ele, há advogados que admitiram que não mais conseguiram manter seus escritórios e respectivas famílias por falta de poder aquisitivo.
No que concerne ao processo eletrônico, ressalvou que, atualmente, há quatro seções sem sinal de internet. Constatou que há advogados com depressão por se considerarem inabilitados em operar o sistema. “A advocacia tem que ser cada vez mais humanizada”, evidenciou.
Por fim, acentuou que a ética da classe é uma das prioridades do Plano. Breier informou que a pesquisa indicou que 69% das respostas cobram da instituição ética dos colegas, especialmente na forma de captar novos clientes. O presidente da Seccional RS comunicou que a entidade ingressará com mais de 50 ações judiciais contra profissionais que praticam propaganda e captação irregulares de clientes, além de casos de exercício ilegal da profissão.
“O papel do advogado é de liberdade. Este é o nosso mote que nasce da nossa experiência”, destacou Breier, referindo-se a uma frase que marcou sua carreira: “Pensar na advocacia é refletir permanentemente suas potencialidades”.
Para concluir, ressaltou que mais do que nunca o IARGS, hoje, possui grande importância ao longo da caminhada da OAB: “Ser advogado é lutar mais do que nunca por aquilo que acredita”.
Como de costume, a Dra Sulamita chamou os membros da diretoria presentes ao evento para o sorteio de cinco livros doados pela OAB: “Estatuto da Advocacia e da OAB e Legislação Complementar”.
Os seguintes diretores compareceram à reunião-almoço: Alice Grecchi, Maria Isabel Pereira da Costa, Liane Bestetti, Lucia Kopitke e Avelino Collet.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário