Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Palestra: Pressupostos para a compreensão dos distúrbios emocionais

No Grupo de Estudos de Direito de Família realizado hoje, dia 16/06, no IARGS, o psicanalista Luiz-Olyntho Telles da Silva palestrou sobre o tema “Pressupostos para a compreensão dos distúrbios emocionais”. Na sua fala, destacou a importância da linguagem, tanto no desencadeamento dos distúrbios emocionais, quanto para sua compreensão. Abordou, ainda, os diferentes diagnósticos psicológicos tomando por base as diversas estruturas das neuroses, das perversões e das psicoses, bem como os diferentes riscos à saúde do sujeito.

“Se quisermos embrenhar-nos pelos penetrais da alma humana, temos de reconhecer na linguagem o melhor instrumento para tal. E a língua falada por nós é uma herança. Nós a herdamos de nossos pais, mais especificamente, talvez, de nossa mãe. Por isso a chamamos de língua materna”, afirmou.

Na sua avaliação, talvez os advogados tenham sido os primeiros a se defrontarem com os problemas advindos da linguagem, ou seja, o que um diz não é o que o outro escuta. “Uma outra interpretação do que um diz parece ser sempre possível. Daí a necessidade de se escolher bem as palavras para expressar o que se quer dizer, mormente quando se trata da elaboração de uma teoria”, explicou.

Conforme seu entendimento, as neuroses podem se derivar da linguagem: “por sua carência, adoecemos e, por seu uso adequado, podemos nos curar. Afinal, como dizem as escrituras: - Diga uma só palavra e sua alma será salva!”

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa













Nenhum comentário: