“Os Desafios da Advocacia e a Gestão do Escritório e da Carreira” foi o tema debatido hoje, dia 26/10, pelos advogados Leonardo Lamachia e Márcia Helena Somensi, no Grupo de Estudos Temas Jurídicos Atuais, no quinto andar do IARGS, com a presença da presidente do instituto, Sulamita Santos Cabral, e a coordenadora do grupo, Maria Izabel Beck.
De acordo com Leonardo Lamachia, vice-presidente do IARGS, o grande diferencial, hoje, na advocacia, á a gestão da carreira e do escritório por entender que o conhecimento técnico-jurídico é bastante parelho e, sendo assim, se diferencia no mercado para quem consegue atender melhor ao seu cliente. No seu entender, existem algumas características básicas que diferenciam um profissional do outro, a exemplo da boa gestão de recursos humanos e do próprio escritório no que concerne aos processos a fim de que não haja nenhuma falha na sua condução.
A Dra Márcia Helena fez uma abordagem sobre os novos tempos da advocacia com enfoque na gestão de clientes e de recursos humanos (gestão interna), além de uma nova visão sobre a atuação dos escritórios de advocacia. Na sua avaliação, o conhecimento aprofundado e detalhado do cliente faz a diferença na atuação do advogado, que tem a oportunidade de apresentar um serviço artesanal e preventivo. Salienta, ainda, a importância no bom aperfeiçoamento da gestão do corpo jurídico.
Na palestra, Leonardo Lamachia acentuou a atual crise do Direito e do Judiciário. Apontou como justificativas a demanda superior à capacidade judiciária; a morosidade com desvantagens para as partes; e o excesso de faculdades de Direito no Brasil (1.200) em detrimento ao número de profissionais e aos concursos públicos (com pessoas não vocacionadas ao Direito).
Na sua análise, existe a necessidade da figura de um novo advogado, disposto a fazer negociação e composição. “As faculdades de Direito preparam os alunos para o litígio e não para a composição”, advertiu, acrescentando que não existe uma disciplina no currículo que trate de administração e empreendedorismo, tornando o advogado um mau administrador.
Nos novos tempos de advocacia, Lamachia entende que deve ser priorizado o seguinte: Planejamento Estratégico (metas que devem ser implementadas), Política de Gestão de Pessoas (capacidade intelectual dos advogados), Marketing Institucional (observando o Código de Ética) e dinamismo nas Redes Sociais (Site, Facebook e Twitter) sem expor o cliente. Além disso, evidenciou a importância do advogado conhecer a real necessidade do cliente; utilizar-se da informática como ferramenta fundamental; atuar preventivamente; promover o que chama de pós-venda, ou seja, sempre telefonar para o cliente após a realização de uma audiência; e, finalmente, manter uma rotina (com o retorno de ligações de clientes).
Como missão do Departamento Jurídico, o advogado sugere o seguinte: fornecer para a empresa serviços legais de alta qualidade e eficiente em termos de custo; atender com agilidade e precisão as áreas da empresa; e facilitar e garantir segurança na realização dos objetivos e negócios da empresa. Na análise de Leonardo Lamachia, alguns fatores são importantes para o bom desempenho do escritório de advocacia: proatividade e bom relacionamento com as áreas da empresa/cliente; gestão do escritório/departamento e avaliação dos riscos; constante atualização e, ainda, flexibilidade e versatilidade, ou seja, velocidade com qualidade e segurança.
Para Leonardo, há práticas necessárias tanto para a valorização de um escritório quanto de um departamento jurídico. São elas: emissão de relatórios periódicos para alta administração; demonstração dos resultados efetivos do Jurídico; criação de indicadores e de Check List de rotinas visando à minimização dos riscos processuais; criação de Comitês Interdisciplinares para atuar preventivamente (trabalhista, tributário, contratos, propriedade intelectual etc); e elaboração e aplicação de pesquisa de satisfação com clientes e terceirizados.
O advogado aconselha aos colegas a elaboração de um planejamento estratégico, sugerindo um passo a passo: definir missão, valores e visão; discutir quais os fatores críticos de sucesso para atingir a missão; e elaborar plano de ação visando à resolução dos fatores críticos de sucesso. A fim de fazer um monitoramento dos processos com respectivos resultados, aconselha a marcação de reuniões periódicas para se fazer uma análise do andamento da gestão e medidas de correção (caso tenha havido algum erro).
Para concluir, enfatizou que a advocacia se modernizou e se profissionalizou. Destacou que o Brasil é um dos três países do mundo com maior número de advogados, escritórios e atividade profissional no ramo do direito. Desta forma, reitera que o conhecimento técnico jurídico é o mínimo que se pode oferecer ao cliente, reduzindo sempre o “juridiquês” e sendo um bom empreendedor. E dá a dica: “É mais caro conseguir um cliente novo do que manter os atuais”.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
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