O livro é uma bonita compilação de informações sobre a história do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Sua publicação foi resultado de um trabalho de pesquisa profunda e ninguém melhor do que a atual Presidente do Instituto, a advogada e jornalista Sulamita Santos Cabral, para escrever esta obra com tanta propriedade.
O livro tem um formato leve e agradável à leitura. Os textos são muito bem escritos e, sempre que possível, acompanhados de fotografias dos momentos relatados. É um convite para visitar a trajetória do Instituto desde a sua fundação, em 1926, até o ano de 2019.
O relato se funde com a história do Brasil e do Rio Grande do Sul: traz fatos históricos, como a criação dos cursos jurídicos no Brasil e a situação política em diferentes épocas; cita nomes de personalidades fundamentais do mundo jurídico e político; descreve momentos marcantes da construção da história jurídica do Rio Grande do Sul, como a sessão do IARGS em que ocorre a criação da OAB/RS, em 11 de abril de 1932. A obra, pelo conteúdo que apresenta e por contextualizá-lo na conjuntura, faz-se relevante e completa.
O livro é uma referência que se propõe tanto a resgatar memórias vividas por seus associados quanto a situar os novos membros que ainda não conhecem a sua história. É criada uma linha do tempo que chega ao ano de 2019, trazendo os mais importantes eventos realizados pelo Instituto: palestras, congressos, seminários, reuniões almoço, homenagens. Os registros fotográficos apresentados são belas lembranças, que dão um colorido moderno à obra. Ali registrado está o prestígio que o IARGS sempre teve e consegue manter até hoje, atestado pela presença da grandes Juristas, Ministros, Governadores do Estado e a OAB/RS que sempre se fez representar em todos os eventos.
Sou sócia do Instituto dos Advogados há mais de 30 anos, participo, ativamente, de suas atividades e faço parte de sua diretoria. Percebo o IARGS como um núcleo importante da cultura jurídica do Estado do Rio Grande do Sul. Indubitavelmente, este livro faz jus à sua trajetória de sucesso na transmissão de conhecimento jurídico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário