Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Justino Vasconcelos é homenageado em sessão solene no IARGS

Em evento conjunto com a Academia Rio-Grandense de Letras, o IARGS prestou homenagem póstuma ao Doutor Justino Vasconcelos, falecido em fevereiro deste ano. Ex-Presidente e Conselheiro do IARGS, foi o último ocupante da cadeira nº 14 da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), cujo patrono é Fontoura Xavier.
A abertura da solenidade foi feita pela presidente do IARGS, Dra. Sulamita Santos Cabral, que destacou que o Dr Justino queria a liberdade de expressão dos advogados, defendendo sempre a ética e a dignidade de cada colega de profissão.
De acordo com o estatuto da ARL, na vacância de uma cadeira da Academia, somente após prestada uma homenagem póstuma, esta poderá vir a ser ocupada por outra pessoa. O Discurso Panegírico foi feito pelo presidente da ARL, professor Sérgio Borja, na sede do IARGS. 
Logo em seguida, a Dra Sulamita Cabral entregou uma placa de homenagem ao filho do Dr Justino, Justino Augusto Vasconcelos, que estava acompanhado da filha Mariana. A sessão solene contou com a participação de acadêmicos, amigos e familiares do homenageado.


História
Justino Vasconcelos foi presidente da OAB-RS, entre 1973-1975 e 1978-1981. Um dos nomes mais importantes da advocacia brasileira, nasceu em Erechim, em 1923. Formou-se em Direito na UFRGS, em 1950. Por 16 anos esteve à frente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) nas gestões de 1965, 1967 e 1969. De 1973 a 1981, presidiu a OAB por dois períodos durante a Ditadura Militar, quando conseguiu libertar advogados presos no Uruguai, na Argentina e em São Paulo. Foi nomeado por Dom Vicente Scherer membro da Comissão da Justiça e Paz. Com nove títulos publicados, foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras no ano de 1976.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa























Nenhum comentário: