Pesquisar este blog

domingo, 7 de setembro de 2014

Advogada Cláudia Lima Marques - SETEMBRO 2014


Doutora summa cum laude pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Mestre em Direito (L.L.M.) pela Universidade de Tübingen, Alemanha. Especialista em Direito Europeu pela Universidade do Sarre, Alemanha. Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora na Organização dos Estados Americanos, em 2000, 2007 e 2008 e na Academia de Direito Internacional de Haia em 2009, tendo sido Diretora de Estudos nesta Academia em 2003. Foi pesquisadora contratada no Instituto Max Planck, de Freiburg im Breisgau, e no Instituto Suíço de Direito Comparado de Lausanne. Assessora do Ministro da Justiça, na Consultoria Jurídica do Ministério, quando da elaboração do Código de Defesa do Consumidor. Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Atualização do Código de Defesa do Consumidor. Diretora da Association Internationale de Droit de la Consommation e da Deutsche-Brasilianische Juristenvereinigung. Presidente do Committee on Consumer Protection da International Law Association (Londres) e da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RS. Ex-Presidente da ASADIP – Associação Americana de Direito Internacional Privado. Advogada, é Membro da Associação Brasileira de Direito Internacional, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RS e OAB-PE e da Fondation Jean Monnet. Professora convidada na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e Université de Savoie (França), Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional del Litoral (Argentina). 
Conferencista, participou de vários congressos e seminários, tendo trabalhos publicados no Brasil, Alemanha, Suíça, Países Baixos, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, China, Canadá, Paraguai, Uruguai, Peru e Argentina. Presidente nacional do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – Brasilcon, de 1998 a 2000. Diretora da Revista de Direito do Consumidor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – Brasilcon, publicada bimestralmente pela RT.
Tem experiência na área de Direito Civil; Consumidor, com ênfase em Direito Internacional Privado. Seus principais temas: contratos, consumidor, Mercosul, Código de Defesa do Consumidor, Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado.
Coordenadora dos Cursos de Especialização “O Novo Direito Internacional”, Direito do Consumidor e Direito Ambiental Nacional e Internacional Na UFRGS.

Nenhum comentário: