Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Colégio de presidentes de Institutos de Advogados se reúne pela primeira vez no RS

Pela primeira vez, os presidentes e representantes de outros Institutos de Advogados do Brasil se reuniram em Porto Alegre, no dia 4 de setembro, convocados pela presidente do IARGS (atual presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil), Sulamita Santos Cabral, na sede do IARGS. Na oportunidade, foi entregue em mãos à Dra Sulamita o estatuto do Colégio já registrado, tornando-a a primeira presidente oficial do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados brasileiros. 

Em relação à participação do Colégio na XXII Conferência Nacional dos Advogados, que acontecerá de 20 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro, ficou deliberado que no dia 21/10, pela manhã, será outorgada a Medalha de Santo Ivo ao jurista Ministro jurista Carlos Mário Velloso, ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal). Ao final, serão realizadas eleições e posse dos novos dirigentes do Colégio. 



O Colégio aprovou moção de repúdio, apresentada pelo representante do IAMG (Instituto dos Advogados/MG), Dr José Anchieta da Silva, ao projeto de lei nº 5.479/2013 que cria a carreira dos chamados paralegais, bacharéis que não conseguiram ser aprovados no exame da Ordem. A moção foi aceita por unanimidade por todos os presentes à reunião. De acordo com o Dr Anchieta, o Brasil detém, hoje, aproximadamente 1.260 Faculdades de Direito, e o restante do mundo somado, possui 1.100 (dados da OAB/SP).

Estiveram presentes na reunião os seguintes representantes: Dr Técio Lins e Silva, presidente do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros); Dr José Anchieta da Silva, membro nato do IAMG e ex-presidente do Colégio; Dr Evandro de Viana Bandeira, presidente do IAMS; Dr Ricardo José da Rosa, vice presidente do IASC; Dr Carlos Mário Velloso, presidente do IADF; Dr José Horácio Rezende Ribeiro, presidente do IASP; Dr Antônio Mário de Abreu Pinto, Conselheiro do IAPE; Dr Fernando Fragoso, membro nato do IAB e ex-presidente do Colégio; Dr Silvino Joaquim Lopes Neto, membro nato do IARGS; e a Dra Maria Isabel Pereira da Costa, diretora do IARGS e secretária da sessão.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
















Nenhum comentário: