Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Reunião-almoço com o professor Araken de Assis

Na primeira reunião-almoço do ano promovida pelo IARGS, o convidado especial foi o professor Araken de Assis, Doutor em Direito, que palestrou sobre o tema “O Novo Código de Processo Civil”, hoje, dia 09/04, no Hotel Plaza São Rafael. A organização do evento foi realizada pela diretora do IARGS, Dra Ana Vitória Teixeira.

Jurista com pesquisas focadas nas áreas de Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Empresarial, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do RS discorreu, resumidamente, sobre o Novo CPC e informou que se trata de uma lei que pretende, a médio e longo prazo, resolver a questão do grande volume de processos no Brasil que, na sua avaliação, é um dos maiores problemas enfrentados pela gestão brasileira. Para tal finalidade, entende ser necessário um trabalho sobre-humano para aqueles que ocupam o Judiciário no que se refere à atual demanda processual. Afirmou ter consciência da morosidade dos procedimentos, da falta de resultados concretos e acredita que somente as futuras gerações de operadores de direito terão o condão de modificar essa realidade.

Em parte entende que o Novo Código alterou o modelo ideológico e que as mudanças são teóricas, de pouca aplicação prática, e, portanto, não houve uma modificação significativa no panorama do processo de execução.

Demonstrando vasta experiência e conhecimento em relação ao Novo CPC, citou diversos artigos e incitou a todos buscar uma solução real e efetiva para a crise, mesmo ciente dessa solução não ser vislumbrada a curto prazo.

Como de costume, a Dra Sulamita Santos Cabral sorteou livros aos convidados: “Guia de Tecnologia para Advogados na era do processo eletrônico”, do Dr Miguel Antônio Silveira Ramos; e “Manual de Execução”, do professor Araken de Assis.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa














































































Nenhum comentário: