Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Reunião-almoço com o presidente da OAB/RS

Na abertura das reuniões-almoço do ano promovidas pelo IARGS, o convidado especial foi o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, com a palestra “Os desafios da advocacia”, no dia 07/04, no Hotel Plaza São Rafael. A presidente do instituto, Sulamita Santos Cabral, saudou todos os presentes e enfatizou que o tradicional encontro de confraternização e integração entre juristas e advogados torna-se ainda mais especial levando em consideração o ano em que o IARGS completa 90 anos de fundação. 

Em seu discurso, Ricardo Breier lembrou que a OAB/RS é o embrião do IARGS, uma vez que foi instalado por iniciativa do instituto. “Com muita honra que hoje estou presente com o reconhecimento da importância do IARGS na história da nossa OAB”, afirmou.

Breier afirmou que a Seccional da OAB/RS é pautada pela transparência, igualdade e responsabilidade com o claro objetivo de manter a união da advocacia gaúcha. Segundo ele, a OAB tem se pronunciado ao que é necessário tanto à advocacia quanto à cidadania. “Temos que ser atuantes e eficazes junto aos desafios atuais”, salientou, acrescentando que questões éticas, por exemplo, devem ter respostas rápidas da OAB/RS. 

“É necessário informar à sociedade sobre a atuação da entidade em relação à profissionais com desvios de conduta. Temos que debater o sigilo profissional como ele é hoje. Além disso, nosso Tribunal de Ética e Disciplina, que já atua cortando na própria carne da advocacia, está cada vez mais ágil em dar respostas, tanto que não temos processos represados nos últimos anos”, ressaltou.

Referiu, na ocasião, que os advogados devem estar fortes, unidos e com representatividade para enfrentar todos os desafios. “Existe a dificuldade diária em exercer a profissão no cenário do Judiciário e administrativo”, justificou. Advertiu, inclusive, que uma de suas metas é priorizar a saúde do advogado que, muitas vezes, se encontra só no exercício de sua profissão e, alguns deles, são acometidos por depressão, entre outros problemas de saúde. Na CAA/RS (Caixa de Assistência ao Advogado) disse que o advogado encontra amparo em benefícios e em cuidado à sua saúde.

Diante do quadro, lançou, na oportunidade do evento, o projeto “De colega para colega” em que vai despachar nas salas da OAB nos Foros e conversar com os advogados no balcão dos cartórios: “Nosso objetivo é reforçar nossa aproximação com os profissionais”.

De acordo com Ricardo Breier, a partir do movimento OAB Mais, em 2007, foi iniciado um processo de reestabelecimento da credibilidade da OAB/RS, baseado em três pilares: o advogado, a advocacia e a cidadania. Sua intenção, conforme afirmou, nunca será modifica-los, mas aperfeiçoá-los.

Na avaliação do presidente da OAB/RS, o maior desafio hoje da sua gestão não é administrativa, e sim promover a união com a classe, entendendo que advocacia forte é cidadania protegida. “Todos na OAB têm sua importância em todos os segmentos. E a Seccional do RS fará de tudo para que ninguém aprisione suas ideias”, concluiu.

Ao final do evento, como de costume, a diretoria do IARGS sorteou livros para os presentes. Desta vez foram cinco do “Novo Código de Processo Civil Anotado” (ESA) e três do “O Novo CPC – As conquistas da advocacia”, da OAB Nacional.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa



















































Nenhum comentário: