Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Palestra- Individualismo e Desemparo - Diálogos com o pensamento de Michel Maffesoli

A palestra da psicóloga e psicoterapeuta Sonia Sebenelo, realizada no Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS, no dia 14/05, foi fruto de um diálogo com o professor francês Michel Maffesoli, através de cinco questões, que foram respondidas pelo mestre em uma videoconferência. Esta foi apresentada na Mesa de Abertura da Jornada - Individualismo e Desamparo, promovida pela Sociedade de Psicologia do RS, na Gestão 2016/18, sob a presidência da psicóloga Sonia Sebenelo. Aliás, ela refere que o jornalista Juremir Machado da Silva, em sua crônica “Em defesa dos mistérios da vida”, faz um relato sobre o pensador e teórico da pós-modernidade, Michel Maffesoli: "ele é quem melhor, atualmente, descreve o que somos, sentimos, desejamos e buscamos".

Antes da exibição do vídeo, Sonia Sebenelo destacou a importância da sua aliança com o pensamento de Maffesoli, por meio da qual surgiu a inspiração da Jornada, relacionado ao tema dos vínculos e sua potência frente ao sentimento contemporâneo de vazio e desamparo, “efeito da crise da modernidade e sua sociedade de indivíduos”. Para ela, aprofundar as reflexões sobre as questões contemporâneas amplia o papel possível da Psicologia, em interação com outras disciplinas, na aproximação da complexidade. 

A palestra intitulada “Individualismo e Desamparo - diálogos com o pensamento de Michel Maffesoli” foi prestigiada pela vice-presidente do IARGS, Dra Lucia Kopitke.









Nenhum comentário: