Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Adiamento do IX Congresso de Direito Tributário - Questões Polêmicas para 2021

A vice-presidente do Instituto dos Advogados do RS, Dra. Alice Grecchi, coordenadora do Congresso Brasileiro de Direito Tributário – Questões Polêmicas, que seria realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na sua nona edição, informou as principais razões que a levou a optar por transferir o evento para o ano que vem, nos dias 16 e 17 de setembro. 

Em primeiro lugar, destacou a incerteza de que em setembro já seria possível reunir em torno de 500 pessoas em um único local. A segunda razão apontada por ela refere-se aos custos de passagens aéreas e estadia dos palestrantes oriundos de vários Estados do Brasil, a exemplo de Recife, do Paraná, de São Paulo, de Brasília e de Minas Gerais. “Teríamos que arcar com um custo antecipado sem ter a certeza da possibilidade da realização do Congresso Tributário”, afirmou. 

Outra razão indicada pela vice-presidente foi a negativa de participação de alguns órgãos públicos que, com antecedência, já definem a quantidade de funcionários que enviam para participar do evento. “O Congresso é essencial para a qualificação dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, além de Procuradorias etc”, justificou Alice, informando que, ao já contatar algumas prefeituras do interior do Estado, todas sinalizaram que, “infelizmente”, estavam sem previsão de orçamento destinada à qualificação de funcionários, levando em consideração a pandemia. 

Ela lembrou que, da mesma maneira, ao contatar os profissionais liberais que sempre inscrevem anualmente para o congresso, a exemplo de advogados e de contadores, “que frequentam esse curso para a qualificação do seu trabalho”, admitiram que teriam certa dificuldade tanto de pagar as inscrições, “embora seja de valor baixo”, como também de custear sua estadia em Porto Alegre. 

Por todas essas razões, a coordenadora geral do evento concluiu que a melhor decisão seria adiá-lo para o próximo ano na torcida de que, até lá, tudo já tenha entrado na normalidade, principalmente a economia.

Terezinha Tarcitano

Assessora de Imprensa


Nenhum comentário: