Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Dra Simone da Rocha Custódio - manifestação sobre o livro IARGS 93 anos



Manifestação da Dra Simone da Rocha Custódio, diretora Administrativo-Financeira da ESDM (Escola Superior de Direito Municipal)

Estive presente no evento de lançamento do Livro de 93 anos da história do IARGS, em 28.11.2019. A noite de comemoração do aniversário do Instituto e da posse de novos associados foi maravilhosa, com o tradicional jantar no Plaza São Rafael. Todavia, preciso revelar a emoção que senti ao receber este livro e, especialmente, ao folhear suas páginas. Afora, evidentemente, a incontestável riqueza do material histórico, dele se extrai muito mais: amor ao Direito, garra, estudo e muita persistência! 

Ao ler o livro, não posso evitar (e não quero) que a história seja contada ao som das palavras ditas pela própria Dra. Sulamita. E isso porque, com sua incansável e admirável dedicação ao Instituto, tive o prazer de várias vezes ouvi-la contá-la. 

Todos os fatos e momentos registrados são valorosos, mas faço destaque a foto da página 208, onde Dra. Sulamita segura o Livro de Heróis da Pátria, em páginas de aço, onde gravado o nome de José Feliciano Fernandes Pinheiro – o Visconde de São Leopoldo, reconhecido como herói nacional por iniciativa desta Advogada Emérita. Para mim, esta foto é símbolo de inspiração! 

Deixo aqui registrados meus parabéns à Dra. Sulamita, à historiadora Karla Rech, e a todos que contribuíram para que o livro virasse realidade e a história do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul fosse narrada e chegasse às mãos dos advogados. História que, como referido no próprio livro, se funde às histórias do Brasil, dos Cursos de Direito e do nosso querido Rio Grande.

Nenhum comentário: