Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2020

IARGS realiza curso sobre o futuro do Direito Ambiental

O Instituto dos Advogados do RS (IARGS) promoverá, nos próximos dias 30/11 e 03/12, o curso “O Futuro do Direito Ambiental no Pós-Pandemia”, sob a coordenação da diretora do Departamento de Direito Ambiental do instituto, Dra Alessandra Lehmen, pela plataforma Zoom com transmissão direta e ao vivo pelo Canal do Youtube do IARGS, das 14h às 15h30. 

Na avaliação da Dra Alessandra Lehmen, “neste momento ímpar da história”, a sustentabilidade está na ordem do dia. Dessa forma, referiu que temas como Compliance Ambiental, ESG (Environmental, Social & Governance) e mudanças climáticas não são novos, mas vêm adquirindo nova roupagem. “Neste contexto, em que estamos potencialmente nos movimentando em direção a mudanças profundas na organização da sociedade e nos sistemas de produção, é imprescindível que repensemos o papel do Direito Ambiental”, acentuou. 

Nessa linha de pensamento, a Dra Alessandra, que atuará como mediadora nos dois dias de curso, destacou que a ideia do evento é justamente compartilhar com a comunidade jurídica reflexões de juristas atuantes em diversas frentes do Direito Ambiental no Brasil e no mundo quanto às suas percepções, em termos de tendência, para o Direito Ambiental “neste período absolutamente atípico que vivemos”. 

No dia 30 de novembro, as palestras serão ministradas pelos pioneiros do Direito Ambiental, Professor Emérito de Direito na Universidade de Limoges, na França, Dr Michel Prieur; e pelo Professor, advogado e Doutor em Direito pela PUC-SP, Dr Paulo Affonso Leme Machado. Já no dia 3/12, serão realizadas palestras por três outros painelistas: Dra Vanêsca Buzelato Prestes, Procuradora do Município de Porto Alegre, Dra Marilia Longo, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS; e Dr Anizio Pires Gavião Filho, coordenador do Mestrado em Direito da FMP. 

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa do IARGS

Nenhum comentário: