Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

É realizada solenidade ao aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil

Foi aberto no dia 01/08 o mês de eventos em comemoração às atividades alusivas ao aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil, promovido pelo IARGS. A abertura da solenidade, que aconteceu no auditório do instituto, foi feita pela presidente do instituto, Sulamita Santos Cabral, que saudou o público presente, nominando as autoridades e agradecendo a presença dos associados. Destacou, na oportunidade, a importância do advogado José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, que apresentou, em sessão de 14 de junho de 1823, indicação pioneira de instalação de uma universidade no Império do Brasil, “criando a identidade do advogado”. 

Salientou que em 1843 foi criado o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), sendo a entidade responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Dra Sulamita referiu que os primeiros cursos de Direito foram criados em 1827; assim, desde o final de 1831, já existiam advogados formados em território nacional. E em 26 de outubro de 1926 foi criado o IARGS. “Cultuamos o passado e veneramos a nossa história”, acentuou a Dra Sulamita referindo-se ao instituto, enfatizando ser esta uma entidade que sempre se renova com novos desafios.

Em seguida, o evento foi marcado com a apresentação da obra “Reforma Política”, editada pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, e entregue ao advogado associado, Dr. Marcus Vinícius Martins Antunes, que colaborou com um artigo sobre Direito Constitucional, representando o IARGS.

Na sequência, a diretora Ana Lucia Piccoli leu o tópico da ata da reunião de diretoria relativo à escolha dos homenageados e, logo depois, o diretor Avelino Collet fez um discurso em deferência aos homenageados. 

Posteriormente, foi prestada homenagem a sete associados, com a entrega de uma placa, levando em consideração a colaboração com o instituto e a atuação de destaque, por meio de seu trabalho, com contribuição à sociedade: Dra Cristiane da Costa Nery; Dr Geraldo Nogueira da Gama; Desembargador Luiz Felipe Brasil Santos; Desembargadora Luiza Dias Cassales; Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira; Dra Maria de Fátima Zachia Paludo; e Dra Rosane Marques Ramos (presidente da CAA/RS).

Em nome de todos os homenageados, o Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira fez um discurso ressaltando o trabalho liderado pela Dra Sulamita junto com sua diretoria a frente do IARGS, a que chama de “local de acolhimento”. Lembrou a importância do artigo 133 da Constituição Federal para o exercício da profissão de advogado: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”

Além da Dra Sulamita Santos Cabral, compuseram a Mesa de Abertura as seguintes autoridades: Drª Ana Cristina Tópor Beck, Procuradora-Geral adjunta do RS; Dr Cristiano Vieira Heerdt, Defensor Público-geral do RS; Dr Luiz Eduardo Amaro Pelizzer, Vice-Presidente da OAB/RS; e Drª Marga Barth Tessler, Desembargadora Federal.

Os seguintes diretores do IARGS participaram da solenidade: Alice Grecchi; Avelino Collet; Maria Isabel Pereira da Costa; Maria Izabel Beck; Ana Lucia Piccoli; Lucia Kopitke; e Ana Vitória Pacini Teixeira. Representando o Conselho Superior do IARGS compareceu o Desembargador Vilson Darós, e, o Conselho Fiscal, Anna Vittória Pacini Teixeira e Norberto da Costa Mac Donald.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa





Entrega do livro Reforma Política




Drª Ana Lucia Piccoli

Dr Avelino Collet

Homenageados

Dra Cristiane da Costa Nery;

Dr Geraldo Nogueira da Gama

Desembargador Luiz Felipe Brasil Santos

Desembargadora Luiza Dias Cassales

Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira

Dra Maria de Fátima Zachia Paludo

Dra Rosane Marques Ramos

Discurso

Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira

























































Entrevistas ao programa Momento Jurídico








Nenhum comentário: