Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Presidente do IARGS recebe homenagem histórica na comemoração ao Dia do Advogado

A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, foi agraciada, ontem, dia 10 de agosto, na comemoração ao Dia do Advogado, com a Portaria de Advogada Emérita, na Sessão Magna realizada pela OAB/RS, no Teatro do Bourbon Country. Foi a primeira vez na história da advocacia gaúcha que uma mulher recebeu este título.

Em seu discurso de agradecimento, atribuindo o prêmio à generosidade da direção e do Conselho da OAB/RS, a Dra Sulamita enfatizou que recebeu a honraria com muita gratidão, "porém com a difícil incumbência de traduzir o sentimento que inunda o coração dos destinatários, desta inesquecível cerimônia”.

Em seguida, reafirmou seu orgulho de ser advogada e integrante da OAB, “instituição que, ao longo da história brasileira, tem defendido a liberdade, a democracia, o direito e, sobretudo,  a justiça”.

“Junto com os jovens advogados vitoriosos, que em juramento prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, nós, os veteranos, reiteramos o mesmo compromisso que fizemos no passado”, acentuou.

"Tenho certeza de que cada colega presente relembra sua vida profissional com desafios, turbulências e calmarias, derrotas e vitórias enfrentadas, imbuídos sempre do firme propósito de fazer o melhor na defesa dos interesses que nos foram confiados", sublinhou. Na oportunidade, disse que, com dignidade e independência, procura, junto com os colegas, seguir o conselho de Ruy Barbosa: “Não desertar a justiça, nem cortejá-la. Não lhe faltar com a fidelidade,nem lhe recusar conselho. Não transfugir da legalidade para a violência,nem trocar a ordem pela anarquia. Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis.Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade.Amar a pátria, guardar fé em Deus, na verdade e no bem”.

Ainda em seu discurso, a Dra Sulamita recordou “com gratidão” das pessoas presentes à cerimônia e daquelas que impulsionaram a sua trajetória, justificando da seguinte forma: “não caminhamos sozinhos e queremos dividir nossas alegrias com todos os que contribuíram para o nosso progresso”. Particularmente, dividiu a sua honraria com todas as mulheres advogadas gaúchas.

Em seguida, agradeceu a toda a diretoria da OAB/RS, assim nominando: Drs. Ricardo Breir, Luiz Amaro Pellizer, Rafael Cantergi, Maria Cristina Carrion de Oliveira, André Sontag e integrantes do Conselho Seccional.

“Comprometemo-nos a continuar o caminho, agora capitaneado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, o nosso amigo e grande líder Claudio Pacheco Prates Lamachia: unir esforços na defesa da democracia, da liberdade e da justiça, para a construção de um pais melhor”, concluiu a Dra Sulamita, na mesma noite em que outros colegas foram homenageados com a Comenda Oswaldo Vergara e entregues as carteiras para novos advogados.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa





Fotos: OAB/RS




Nenhum comentário: