Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de agosto de 2017

IARGS celebra o aniversário dos cursos jurídicos no Brasil

Em comemoração à criação dos cursos jurídicos no Brasil, o Instituto dos Advogados do RS (IARGS) promoverá uma série de eventos ao longo do mês de agosto. Hoje, dia 1º, será realizada a Solenidade de Abertura das atividades alusivas à celebração, às 17h, no auditório do instituto, localizado no sétimo andar da sede. Na ocasião, será apresentada a obra “Reforma Política”, editada pelo Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil e prestada uma homenagem para sete associados: Dra Cristiane da Costa Nery; Dr Geraldo Nogueira da Gama; Desembargador Luiz Felipe Brasil Santos; Desembargadora Luiza Dias Cassales; Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira; Dra Maria de Fátima Zachia Paludo; e Dra Rosane Marques Ramos (presidente da CAA/RS).

No dia seguinte, 02/08, acontecerá a abertura do Curso Processo Administrativo de Trânsito, que terá sequência nos dias 09, 16 e 23/08, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h, no quinto andar do instituto. A coordenação está sendo feita pelo Dr André Luís de Moura, diretor do Departamento de Trânsito do IARGS.

Como de costume, todas as terças-feiras o instituto abre as suas portas para o encontro do Grupo de Estudos de Direito de Família, sempre a partir das 12h. Neste mês participarão os seguintes palestrantes: 08/08, Dr Fernando Malheiros Filho (Namoro e união estável: semelhanças e diferenças); 15/08, Drª Ana Lúcia Piccoli (Testamento e Testamento Vital); 22/08, Dr Marcos Catalan; 29/08, Drª Eliza Cerutti (Reprodução Humana Assistida: Conexões entre o Direito e a Psicanálise). 

No dia 9 será aberto o Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos e do Departamento de Direito Tributário com a presidente do instituto, Dra Sulamita Santos Cabral, que discorrerá sobre o tema “Reforma Tributária”. E, no dia 23, a vice-presidente, Drª Alice Grecchi, falará sobre “Voto de Qualidade e a Tese do In Dubio Pro Contribuinte”. Ambas as palestras ocorrerão às 12h.

A Reunião-Almoço do mês será realizada no dia 10 e terá como convidado especial o Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a quem caberá palestrar sobre “O Poder Judiciário na conjuntura política nacional”, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael

A quarta palestra do I Ciclo de Palestra de Direito Aeronáutico será proferida pelo Dr Alberto Fett abordando o tema “A responsabilidade contratual do transportador aéreo”, às 12h. E a quinta edição do Simpósio de Processo Civil será realizada no dia 18, das 9h às 18h, no Auditório do Palácio da Justiça (Rua Marechal Deodoro, 55, Centro Histórico). A coordenação é feita pela diretora do Departamento de Direito Processual Civil do instituto, Drª Maria Isabel Pereira da Costa.

No Grupo de Estudos Temas Jurídicos Atuais, serão realizadas duas palestras, no dia 30, a partir das 18h: Dr Mauro Loeffler (Energia elétrica: uma abordagem jurídica, ambiental, social e tributária); e Dr André Augusto Tavares de Mello Soalheira Moreira (Regime Cidadania e regime fiscal do residente eventual em Portugal).

Para finalizar o mês, no dia 31 acontecerá o Encontro do Grupo de Estudos sobre a Reforma Política, às 18h30, sob a coordenação dos Drs. Avelino Alexandre Collet e Eduardo Kroeff Machado Carrion, com a finalidade de mobilizar a sociedade civil e pressionar os segmentos políticos a procederem as reformas indispensáveis para a Nação.

Mais informações: (51) 3224-5788


Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: