Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Reunião-almoço com o advogado Hélio Faraco

O associado mais antigo do IARGS, Dr Hélio Faraco de Azevedo, foi o convidado especial da tradicional reunião-almoço de maio do instituto do qual é comendador, no dia 05 de maio, no Hotel Plaza São Rafael. Coube a ele palestrar sobre o tema “O exercício da advocacia”. A abertura foi feita pela presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, com saudação especial ao público presente.

De acordo com o Dr Hélio Faraco, o exercício da advocacia só tem grandeza quando submetido à ética. Destacou, para tanto, a exigência integral do conhecimento da ordem jurídica vigente. “E esse conhecimento só se adquire estudando e trabalhando muito”, salientou, acrescentando que não há como adquiri-lo sem percorrer as súmulas do STF, STJ e TST.

Na sua avaliação, o êxito de um advogado resulta de um aspecto principal: quem melhor pode expor seu pensamento. Baseado nisso, foi aprimorando seu discurso e sua sustentação oral ao longo de 65 anos de profissão. 

Tal domínio, afirmou, é iniciado pelo exame da Lei, “submetida à hermenêutica que lhe dá vida atualidade e aplicabilidade”. Necessariamente, observou, o advogado, especialmente o iniciante, deve levar em consideração, também, o conhecimento pleno da Constituição Federal, parte geral do Direito Civil, da estrutura do Direito Administrativo, além das regras básicas e informadoras do Direito Fiscal e dos comandos do Direito do Trabalho.

Ressaltou, ainda, a importância do tratamento respeitável dos colegas aos juízes para que possam ser também respeitados. Observou, também, o traje adequado nos tribunais: aos homens recomenda sempre o uso de terno e gravata. Afirmou que o improviso é incompatível com a responsabilidade do advogado que representa uma pessoa em juízo. “Lisura e lealdade também são primordiais”, destacou.

“Conhecendo tudo isso, o advogado está habilitado ao bom exercício profissional”, concluiu.

Após a palestra, Hélio Faraco distribuiu o livro de sua autoria “Discursos” a todo o público e o autografou em seguida. O prefácio da obra foi feito pelo Desembargador e presidente do Conselho Superior do IARGS, Silvino Joaquim Lopes Neto.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
















































Nenhum comentário: