Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Solenidade dá início ao mês de aniversário dos cursos jurídicos no Brasil

Foi realizada ontem, dia 1º de agosto, a Solenidade de Abertura das atividades ao Mês de Aniversário de Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, no auditório do IARGS. O evento contou com a presença de ilustres autoridades, a exemplo do Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O evento foi aberto pela presidente do instituto, Sulamita Santos Cabral, que saudou a todos fazendo, em seguida, breve relato sobre a trajetória do advogado José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, responsável pela instalação de uma universidade no Império do Brasil. 

Destacou que, em sessão de 14 de junho de 1823, coube ao Visconde São Leopoldo, como ministro do Império de Dom Pedro I, criar os Centros Jurídicos, sendo, então, o instituidor dos cursos jurídicos no Brasil. Como ministro da Justiça, em 1827, criou as Faculdades de Direito de São Paulo e Olinda, por decreto de 11 de agosto daquele ano.

A Dra Sulamita informou, ainda, que, por indicação do IARGS, o nome de Visconde de São Leopoldo foi incluído no panteão dos heróis nacionais (oficialmente conhecido como “Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves”) por meio da Lei 13.599, de 9 de janeiro de 2018. 

Em seguida, a diretora Ana Lucia Piccoli leu o tópico da ata da reunião de diretoria relativo à escolha dos homenageados e, logo depois, o vice-presidente, Avelino Collet, fez um discurso em deferência aos homenageados.

Na sequência, foi prestada homenagem a sete associados, com a entrega de uma placa, levando em consideração a colaboração com o instituto e a atuação de destaque, por meio de seu trabalho, com contribuição à sociedade: Dra Anna Vittoria Pacini Teixeira; Dr Darci Guimarães Ribeiro; Dr Fernando Antônio de Freitas Malheiros; Dr José Carlos Teixeira Giorgis; Dr Laury Ernesto Koch; Dr Luiz Jair Cardoso e Dra Rejane Brasil Fillipi.

Ao final, Dr Avelino destacou que os nomes dos agraciados se destacam na “honrada legenda” que compõem a galeria dos anais do IARGS. “Nossos homenageados, pelo domínio de seus talentos, encontraram em suas vidas um grande espaço, no qual desenharam, proficientemente, suas existências, num generoso mapa de êxitos que os fazem merecedores dos nossos aplausos”, concluiu.

Além da Dra Sulamita Santos Cabral, compuseram a Mesa de Abertura as seguintes autoridades: Desembargador Thompson Flores; Procuradora-Geral do Município de Porto Alegre, Dra Eunice Nequete; Procurador do Estado, Coordenador da Procuradoria da Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional, Dr Ernesto José Toniolo; e Conselheira Seccional e Assessora da Presidência da OAB/RS, Dra Regina Guimarães.

Os seguintes diretores do IARGS participaram da solenidade: Dra Alice Grecchi; Dr Avelino Collet; Dra Maria Isabel Pereira da Costa; Dra Maria Izabel Beck; Dra Liane Bestetti; Dra Ana Lucia Piccoli; e Dra Lucia Kopitke. Do Conselho Superior do IARGS, o Desembargador Alfredo Guilherme Englert; a Dra Cristiane da Costa Nery e o Dr Marco Aurélio Moreira de Oliveira. Do Conselho Fiscal, a Dra Anna Vittoria Pacini Teixeira e o Dr Norberto da Costa Mac Donald.

Entre outras autoridades também compareceram ao evento: Dr Cezar Emílio Sulzbach, presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre; Dr Miguel Frederico Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico-Geográfico do RS; e Dr Rodrigo Valim, vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa



































Dra Ana Lucia Piccoli

Dr Avelino Collet




Premiação
















Coquetel



















Entrevistas concedidas ao programa Momento Jurídico










Nenhum comentário: