Pesquisar este blog
quarta-feira, 31 de julho de 2019
quinta-feira, 25 de julho de 2019
Mês de comemoração ao aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil
Em comemoração ao aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil, o Instituto dos Advogados do RS (IARGS) promoverá uma série de atividades ao longo do mês de agosto. A abertura acontecerá logo no dia 1º/08 com uma solenidade que homenageará três associados e três parceiros, que serão saudados pelo vice-presidente do instituto, Dr Avelino Alexandre Collet, a partir das 17h30, no auditório do instituto. A escolha dos nomes levou em consideração a colaboração de cada um com o instituto e a atuação de destaque, por meio de seu trabalho, com contribuição prestada à sociedade. A anfitriã será a presidente do IARGS, Dra. Sulamita Santos Cabral junto com a diretoria da casa.
Os associados homenageados serão os seguintes: Dr David Medina da Silva, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP); Desembargador do TRF Luís Alberto D’Azevedo Aurvalle, vice-presidente do TRF 4ª Região; e Dra.Maria Regina Fay Azambuja, procuradora de Justiça.
Os parceiros homenageados serão: Dr Cláudio Martins Martinewski, diretor da Escola Superior da Magistratura - AJURIS; procurador Dr Euzébio Fernando Ruschel, ex-procurador-geral da PGE/RS; e Dra Sonia Sebenelo, psicóloga, psicanalista e ex-presidente da Sociedade de Psicologia do RS.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
IARGS apóia lançamento de livro do Dr Hélio Faraco de Azevedo
Numa parceria entre o Instituto dos Advogados do RS, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) e a Fundação Lions Club Distrito LD3, foi lançado o oitavo livro do advogado Hélio Faraco de Azevedo (associado eminente do IARGS), “Recordar é viver outra vez”, no dia 25/07, na OAB/Cubo, em Porto Alegre (RS), onde o autor concedeu autógrafos. A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, representou o instituto no ato e integrou a Mesa de Abertura.
Com 144 páginas, a obra foi prefaciada pelo Dr. Claudio Lamachia, ex-presidente da OAB Nacional, e traz vivências pessoais, profissionais e temas relevantes do autor, a exemplo das relações de amizade, a corrupção, problemas brasileiros, entre outras vivas recordações.
Após o discurso da Dra Sulamita, salientando a importância do autor para o instituto, ela prestou uma homenagem à esposa do Dr Hélio, a sra. Nara Jobim de Azevedo, entregando um vaso de flores.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
segunda-feira, 22 de julho de 2019
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Presidente do IARGS comparece à homenagem póstuma a o Desembargador desembargador José Luiz Ferreira Prunes
A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, participou, no dia 18/07, da homenagem feita ao desembargador do TRT-RS, José Luiz Ferreira Prunes, falecido em março de 2019, por meio de uma solenidade de descerramento da placa que faz tributo a seu nome, na biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). O desembargador atuou na magistratura gaúcha por quase 30 anos, de 1965 a 1994. Ele também foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente do TRT-RS no biênio 1992-1993. A atribuição do nome do desembargador à biblioteca foi proposta pela presidência e aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial do tribunal.
Fotos: TRT/RS
quarta-feira, 17 de julho de 2019
Palestra- É legítimo ao Estado cobrar complementação do ICMS no regime da substituição tributária?
Dando sequência ao III Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos de Direito Tributário do IARGS, o professor e advogado tributarista Arthur Maria Ferreira Neto palestrou hoje, dia 17/07, sobre o tema “É legítimo ao Estado cobrar complementação do ICMS no regime da substituição tributária?”, na sede do instituto.
A proposição da preleção refere-se à Lei que recentemente entrou em vigor no RS, a qual passou a exigir que os contribuintes recolham a Complementação do ICMS no caso de realização de operação com valor superior ao já submetido à tributação dentro do regime da substituição tributária. A medida, explicou o advogado, tem sido alvo de críticas das entidades empresariais e objeto de intensa discussão judicial.
Segundo ele, a necessidade de os contribuintes pagarem essa complementação foi uma decisão do Governo do Estado em alinhamento com a Secretaria da Fazenda gaúcha, que entende que a medida já estaria autorizada por força de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com efeito de repercussão geral (Recurso Extraordinário nº 593.849). “Na verdade, a Secretaria reconheceu, em outubro de 2016, tão somente o direito à restituição do ICMS nos casos em que a operação se realizou em valor inferior ao já tributado por parte responsável pelo recolhimento antecipado do imposto”, esclareceu.
Além disso, destacou que a referida Complementação está sendo questionada pelos contribuintes perante o Judiciário Estadual, “pleito esse que não vem sendo acolhido pelo Tribunal de Justiça do Estado.
Na oportunidade, o palestrante analisou argumentos que podem justificar a inconstitucionalidade dessa medida, bem como ilustrou os riscos para a economia gaúcha que essa nova cobrança está provocando, principalmente de ordem concorrencial, na medida em que as empresas locais são obrigadas a recolher tais valores, enquanto que as empresas situadas em alguns outros Estados não estão submetidas a esse ônus.
Prestigiaram a palestra o Desembargador Francisco José Moesch, coordenador do Grupo de Estudos de Direito Tributário; Dr. Roberto M. Marroni Neto, coordenador do Departamento de Direito Tributário, além dos colaboradores, a vice-presidente do IARGS, Dra. Alice Grecchi; e a advogada Dra. Mariana Koch. Compareceram também à preleção o presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/RS, Dr Rafael Korff Wagner; e o deputado estadual Giuseppe Riesgo.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
terça-feira, 16 de julho de 2019
Desembargador Francisco José Moesch
* Natural do Município de Estrela–RS;
* Filho de José Moesch e Maria Ofélia Stein Moesch;
* É casado com a advogada Teresa Cristina, tendo os filhos Frederico e Carlos, a nora Carolina e a neta Teresa;
* Aluno do Colégio Santo Antônio de Estrela (Jardim de Infância);
* Foi aluno do hoje Colégio Estadual Vidal de Negreiros de Estrela (Curso Primário);
* Aluno do Ginásio Cristo Rei de Estrela (Curso Ginasial);
* Aluno do Colégio São José de Lajeado (Curso Científico);
* Aluno do Colégio Marista Rosário-POA (Curso Clássico);
* Graduado em Direito pela PUC-RS;
* Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS;
* Graduado em Administração Pública pela UFRGS;
* Curso de Especialização em Direito Tributário na UFRGS;
* Curso de Especialização em Direito do Trabalho na PUC-RS;
* Exerceu a Advocacia de 1972 a 1995, perante a Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Tribunais Administrativos, Tribunais Desportivos, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunais Superiores;
* Foi Consultor Jurídico da Associação Comercial e Industrial de Estrela – ACIE;
* Foi Consultor Jurídico da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL;
* É Professor Titular da Faculdade de Direito da PUC-RS;
* É Professor em cursos da Escola Superior da Magistratura – AJURIS;
* É Professor em cursos do Instituto dos Advogados do RGS – IARGS;
* É Professor em cursos da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS;
* Foi Secretário-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul – por dois mandatos;
* Foi Presidente do BRASILCON – Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor-RS;
* Foi Juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, na vaga de jurista – 1994/1995;
* É Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado desde maio/98;
* Proferiu mais de 100 palestras sobre o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor e Código Tributário Nacional;
* Agraciado com a Comenda Osvaldo Vergara, entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul;
* Agraciado com a Comenda Irmão Afonso, conferida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS;
* Recebeu o Prêmio Renato Móttola – Reconhecimento a Quem Faz, concedido pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão e pela Revista Consumidor/Teste;
* Agraciado com a Comenda “Professor Insigne” do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul – IARGS;
* Agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário no grau Comendador, entregue no Tribunal Superior do Trabalho – Brasília/DF;
* Membro do Conselho Editorial da Revista da Ajuris – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul;
* Membro do Conselho Editorial da Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo;
* Conselheiro do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense desde 1995;
* É Presidente da Comissão Eleitoral do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense;
* Foi 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Biênio 2014-2016;
* Foi Presidente da Comissão de Biblioteca e de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Biênio 2014-2016;
* Foi Presidente do Conselho Editorial da Revista de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Biênio 2014-2016;
* Foi Presidente da Comissão de Gestão do Prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Biênio 2014-2016;
* Foi Presidente da Comissão de Supervisão de Estágio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Biênio 2014-2016;
* Foi Presidente da Comissão de Supervisão de Serviço Voluntário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Biênio 2014-2016;
* Foi Presidente do Centro de Formação e de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, período 2015/2016.
* Professor Homenageado do V Congresso de Direito Tributário organizado pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e Academia Brasileira de Direito Tributário, em setembro de 2016.
* Agraciado com a Comenda “Galo da Amazônia Brasil” em evento da Associação Latino-Americana de Publicidade, realizado em Gramado - RS, no dia 06.06.2019.
* Professor Homenageado do XVIII Congresso de Direito Tributário em Questão organizado pela Fundação Escola Superior de Direito Tributário, realizado em Gramado - RS, em junho de 2019.
* É Presidente da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Presidente do IARGS comparece em homenagem na Apergs
A Dra Sulamita Santos Cabral, como presidente do IARGS, compareceu, no dia 04/07, na Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs) na solenidade de inauguração do retrato de Luiz Fernando Barboza dos Santos em sua galeria de ex-presidentes. A solenidade homenageou o procurador que esteve à frente da entidade nos biênios 2014/2015 e 2016/2017. Em seu discurso, o homenageado agradeceu o apoio da composição diretora que atuou com ele durante o período.
Fotos: Assessoria Apergs
Assinar:
Postagens (Atom)