Advogada. Procuradora Federal aposentada. Conselheira Federal da OAB (Decana). Membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal. Presidente da Comissão Nacional da OAB sobre o Quinto Constitucional. Vice-Presidente da Associação Americana de Juristas, organização não governamental, com Estatuto Consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Membro da Comissão de Nacional de Justiça e Paz da CNBB.
Anteriormente exerceu os seguintes cargos:
Secretaria-Adjunta do Instituto dos Advogados/RS, gestão Prof. Antonio Paulo Cachapuz de Medeiros (1986/1987). Vice-Presidente do Instituto dos Advogados/RS, gestão José Francelino de Araujo (2002/2003). Vice Presidente da OAB/RS (1997/1998, gestão Fernando Krieg da Fonseca). Presidente da OABRS (1989/91). Secretária Geral do Conselho Federal da OAB, gestão Cezar Britto (2007/2009). Presidente da Associação Americana de Juristas, organização não governamental, com Estatuto Consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (2003/2007). Vice–Presidente da Internacional Association of Democratic Lawyers (2007-2009 - Associação Internacional de Juristas Democráticos), organização fundada em Paris, em 1946, com estatuto consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da ONU, UNESCO e o UNICEF. Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – Ministério da Justiça, gestão Herilda Balduino de Souza (1993-1995); Presidente do Centro Acadêmico André da Rocha da Faculdade de Direito da UFRS (1959). Vice-Presidente da União Estadual de Estudantes/RS (1959).
Apresenta ativa participação na OAB, em seus vários âmbitos, institucional e corporativo.
Expositora em congressos e seminários nacional e internacional.
Participação em Comitês Nacionais Oficiais preparatórios
às Conferências Internacionais da ONU
- Integrou o Comitê Nacional brasileiro para a preparação da participação do Brasil na 3a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ONU – Cairo, Egito, 1994), Decreto do Exmº Presidente da República, de 26/04/1993.
- Integrou o Comitê Nacional brasileiro para a participação do Brasil da IV Conferência Mundial da Mulher: Igualdade, Desenvolvimento e Paz (ONU – Beijing, China, 1995), Decreto do Exmº Sr. Presidente da República, de 09/12/1993.
- Integrou o Comitê Nacional brasileiro para a participação do Brasil na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social (ONU - Copenhague, Dinamarca, 1995), Decreto do Exmº Sr. Presidente da República, de 03/02/ 1994.
Algumas das participações internacionais:
Participou como Delegada Oficial do Brasil, da III Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (ONU), Cairo, Egito.
Participou, como Delegada Oficial do Brasil, da Sexta Conferência Regional sobre a Integração da Mulher no Desenvolvimento Econômico e Social da América Latina e do Caribe (CEPAL), realizada em Mar del Plata, Argentina.
Participou como Observadora da Associação Americana de Juristas, entre outras conferências:
- Conferência Mundial das Nações Unidas / Habitat, Istambul, Turquia;
- Quarta Conferência Mundial da Mulher ONU: Igualdade, Desenvolvimento e Paz , 1995, Beijing, China;
Sessões Especiais da ONU que examinaram os cincos anos decorridos da Conferência de Copenhague, Desenvolvimento Social e Trabalho, em Genebra;
Conferência Internacional da FAO (ONU), em Roma, Itália (2002);
Sessões da OIT (Organização Internacional do Trabalho) realizadas em 1998 e 1999, em Genebra, Suíça, que discutiram e aprovaram a Convenção Sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil.
Integrou o Grupo de Juristas convidados pela Liga dos Advogados Árabes e pela Associação Internacional dos Juristas Democráticos da reunião do Cairo, em agosto de 2002, que examinou a situação dos presos políticos palestinos.
Por ocasião da realização do Fórum Social América, realizado em Quito, Equador, foi Presidente do Tribunal Internacional pela Soberania Alimentária, juízo contra o Banco Mundial e ao Banco Interamericano, com a participação, entre outros juízes, do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Perez Esquivel.
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2009.
Foi agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2009, concedido pelo Senado Federal, criado para agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões dedo gênero no Brasil, em Sessão Solene realizado no Plenário da referida Casa Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário