Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS recebe palestra sobre ferramentas de diálogo para advogados

O Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS realizou, nesta segunda-feira (23/09), palestra com a advogada e mediadora Maria Inês Alves de Campos, no quarto andar da sede do Instituto. O encontro teve como tema “Do Impasse ao Entendimento: ferramentas de diálogo para advogados” e foi conduzido pela presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, e pela diretora do Departamento de Direito de Família, Liane Bestetti.

Na abertura, a presidente do IARGS registrou o falecimento da diretora financeira da entidade, Maria Izabel de Freitas Beck, ocorrido em 21 de setembro., cuja prima é a palestrante convidada, Maria Inês Alves de Campos.

Especialista em mediação judicial e privada, com certificações internacionais e formação vinculada ao Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) e à Escola de Negociação de Harvard, Maria Inês apresentou sua trajetória profissional e técnicas de negociação colaborativa aplicáveis ao Direito de Família. Destacou a preparação, a escuta ativa, a condução empática e o uso de perguntas abertas como recursos para a construção de consensos e superação de impasses.

Durante a palestra, a advogada abordou referências à Escola de Negociação de Harvard, à neurociência e à economia comportamental, mostrando como fatores emocionais, enquadramento das escolhas e ambiente influenciam decisões e acordos mais sustentáveis. Também apresentou o modelo da advocacia colaborativa, desenvolvido nos anos 1990 pelo advogado americano Stuart Webb, que propõe a mudança do paradigma adversarial para o colaborativo, priorizando soluções criativas, a dignidade das partes e a preservação das relações familiares.

Segundo a palestrante, os principais benefícios dessa abordagem incluem maior agilidade, redução de custos e desgaste emocional, proteção da imagem e, sobretudo, a construção de acordos que respeitam os vínculos entre os envolvidos, especialmente em situações que envolvem filhos e continuidade de negócios familiares.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa











Nenhum comentário: