Por duas horas, o advogado Gustavo Rocha palestrou no IARGS sobre o tema “Gestão de Escritórios e Marketing”, hoje, dia 28/11, sob a coordenação do Dr Geraldo Nogueira da Gama, diretor do Departamento de Seguros e Previdência no instituto.
Na preleção, Dr Gustavo abordou, em linhas gerais, ideias de marketing jurídico, especialmente o eletrônico, e informou sobre novas áreas de atuação no que se refere à inteligência artificial, entre outros.
Alertou aos colegas sobre o que se deve estar atento ao Código de Ética da OAB para o exercício da profissão, principalmente no que concerne à publicidade e propaganda via internet.
Segundo o Dr Gustavo, advogado não pode ter receio de informar ou de dar entrevistas, porém deve observar regras, somente podendo informar seu e-mail, preferencialmente com o domínio do seu site do escritório. “A informação deve ser prestada sem propaganda pessoal e sem mencionar conceito de caso concreto”, advertiu.
Esclareceu que tanto artigos como vídeos (em canais pelo youtube) são bem-vindos e podem ser elaborados pelos colegas, desde que sigam as regras previstas no Código de Ética. “Advogado não pode ter medo de informar, pois o diferencial é o conhecimento dele”, frisou.
Em relação à propaganda, informou que não é vedado o Google Adwords (custo por clique), pois se assemelha a uma lista telefônica. Contudo, advertiu que este sistema não deve ser rotineiro para não se configurar apenas como publicidade paga. “A melhor maneira de produzir marketing é por meio do próprio conteúdo”, alertou.
Na oportunidade, explicou o que é Advocacia Disruptiva, quebrando paradigmas da advocacia tradicional. “O Direito se reinventa no dia a dia”, afirmou. Segundo Gustavo, disruptivo vem de rompimento, exatamente no atual momento vivido na advocacia. Para tanto, apontou uma fórmula com fatores que entender ser essenciais na elaboração do marketing jurídico: Need (quando o cliente o procura é porque ele precisa) Like :(entender a necessidade do cliente) e Trust (confiabilidade do cliente).
Referente à criação de blog e sites em escritório de advocacia, Gustavo deu algumas dicas, lembrando que o marketing jurídico não deve ser feito para promoção pessoal e o melhor é que sejam postados conteúdos próprios periodicamente, a exemplo de artigos. Explicou que tanto os blogs como os sites devem obedecer ter uma identidade própria, inclusive com um e-mail personalizado do escritório, área de atuação, versão móbile para pode ser visualizado tanto em celular como em tablet, ser atualizado periodicamente, história do escritório (se houver) e registro de domínio. Segundo ele, o número da OAB, endereço e telefone devem constar em todas as páginas.
Salientou que é essencial que um advogado não se esqueça de interagir online, utilizando-se de redes sociais para estreitar contatos, referindo, porém, que nada substitui o contato olho no olho para gerar confiança e relacionamento. Dentre as redes, destacou que o Twitter é o único que agrega valor com indexador Google, sendo considerado um mini blog. Informou que, desde setembro deste ano, houve um aumento do número de caracteres de 140 para 280.
O Linkedin, rede profissional e monitorada, informou que oferece a possibilidade de se criar até 40 grupos. Já o Facebook, maior rede social do mundo, disse, tem integração com o WhatsApp com cadastros interligados.“Quando bem utilizados, os posts podem criar elementos favoráveis”, ressaltou.
O HootSuite, disse, igualmente permitido pelo Conselho de Ética, é uma aplicação web que permite o gerenciamento de várias contas nas mídias sociais de forma simultânea, ou seja, em uma mesma página é possível ver e gerenciar as publicações de múltiplas redes.
Gustavo destacou ser importante um bom posicionamento do escritório nas redes sociais, inclusive com o apoio de outros sócios e de colaboradores.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
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