Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Grupo de Estudos - A Psicologia no concerto no mundo Psi

Para alcançar o lugar da Psicologia no que chama de irreconciliável concerto composto também pela Psiquiatria e pela Psicanálise, o psicanalista Luiz-Olyntho Telles da Silva iniciou sua palestra “A Psicologia no concerto no mundo Psi”, para o Grupo de Estudos do IARGS, por meio de uma indagação sobre o que é a Psicologia. Segundo ele, o tratado “Da Alma” do filósofo Aristóteles abriu a questão e continuou influente por vários séculos nos estudos da Física até as “Meditações”, do filósofo, René Descartes.

As críticas a esses pensadores, disse, abriram um espaço, no século XIX, junto da Psicologia como patologia nervosa e mental, como física do sentido exterior, como ciência do sentido interior e do sentido íntimo, também para uma biologia da conduta humana voltada às relações entre os organismos e os meios. “O homem, incluído na escala animal, já não é um reino separado”, informou.

A Psicologia utilitarista inglesa, de acordo com o psicanalista, o vê como instrumento e sua utilidade leva ao descobrimento da equação pessoal, autorizando o estudo das diferenças individuais. “As investigações sobre as leis da adaptação e da aprendizagem acrescentam ao homem sua vocação para uma tarefa determinada”, explicou.

E acrescenta:

“Para caracterizar o conceito de uma ciência, tornou-se, por muito tempo, seu próprio objeto como referência. Esse objeto, por si mesmo, determinaria o método para seu estudo. Enquanto se revelou que toda ciência produz seus dados e, por isso, se apropria de seu domínio, os pesquisadores começaram a dar mais consideração ao método do que ao objeto, dando novo sentido ao ‘objeto da ciência’: ele não é apenas o domínio específico de seus problemas, mas também a intenção de alvo do sujeito da ciência. Aparece aí a importância ao nos perguntarmos o que é a Psicologia, de saber também quem é o autor da pergunta. As dificuldades inerentes à segunda questão influem diretamente na primeira”.

Aprofundando os estudos de Psicopatologia, que para Freud (pai da Psicanálise) passa a ser a do cotidiano, surge a Psicologia do inconsciente, entendido primeiro como físico e, depois, como res extensa, o que possibilitou ao psicanalista francês Jacques Lacan descrevê-lo como interpessoal.

“Assim, enquanto a Psicologia passou a ocupar-se da conduta e a Psiquiatria, de modo particular com as doenças, a Psicanálise se ocupa do inconsciente, conceito do qual faz parte, também, o próprio psicanalista”, concluiu Luiz-Olyntho.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa









Nenhum comentário: