Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Presidente do TRF 4ª Região palestra sobre Gestão moderna e inovadora

A palestra do magistrado Tadaaqui Hirose, presidente do Tribunal Federal da 4ª Região, abordou o tema intitulado "TRF da 4ª Região - Gestão moderna e inovadora", realizada na tradicional reunião-almoço promovida pelo IARGS, no Hotel Plaza São Rafael. Na sua fala, o desembargador federal falou do trabalho consolidado pelo tribunal ao longo de 25 anos de existência e ressaltou que o TRF da 4ª Região é considerado o tribunal federal com maior índice de satisfação do público, sendo o mais informatizado do país. Para exemplificar, Hirose elencou iniciativas da instituição, apontadas pelo relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o tribunal de segunda instância mais produtivo nacionalmente. 

Entre outros projetos, o presidente citou o processo eletrônico (e-proc) como "marco de excelência em tecnologia da informatização", desenvolvido para responder o desafio de replicar de forma mais rápida e efetiva às demandas judiciais dos cidadãos. Nesse processo, atualmente, informou que o e-proc conta com 92.606 advogados cadastrados, sendo 36.915 no Rio Grande do Sul, 28. 995 em Santa Catarina e 17.256 no Paraná, além de 74 sociedades de advogados cadastradas entre os três Estados. 

Hirose, na oportunidade, também apresentou dados que comprovam a celeridade e a economia processual do e-proc: em 12 anos o tempo de tramitação das ações diminuiu em até 60%. Citou, também, que a economia em papel já está em 50%. Além do e-proc, o magistrado discorreu sobre o Sistema de Conciliação, que conta com o processo de Conciliação Virtual, “outra iniciativa que consolida o caráter sustentável do tribunal”.

Ressaltou, ainda, que o pagamento de precatórios faz a distribuição de valores significativos (federais) no prazo máximo de 60 dias.

A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, destacou a importância do trabalho inovador do TRF 4ª Região no que se refere à informatização dos processos com sua consequente celeridade e lembrou que foi o primeiro tribunal a colocar o processo eletrônico em funcionamento.

Como de costume, foram sorteados alguns livros aos advogados presentes: Revista da Magistratura do TRF da 4ª Região, Revista do Tribunal Regional Federal 4ª Região e Cartilha dos Direitos e Deveres do Cliente Bancário, além de quatro chaveiros pen-drive.

Entre outras autoridades, estiveram presentes a Desembargadora Cleusa Regina Halfen, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região; o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler; o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; a Procuradora de Justiça do RS, Ana Luiza Mercio Lartigau; o Desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto; o presidente da Ajuris, Eugênio Couto Terra; o diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, Danilo Knijnik; a Secretária-Geral Adjunta da OAB/RS e Associada do IARGS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; a Procuradora Geral do Município de São Leopoldo, Rosângela Maria Herzer dos Santos; o presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Sérgio Augusto Pereira de Borja; além dos desembargadores federais do TRF4 Fernando Quadros da Silva, João Batista Pinto Silveira, Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, Maria de Fátima Freitas Labarrère e Paulo Afonso Brum Vaz.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa




















































Nenhum comentário: