Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2015

Jantar de Confraternização - 89 anos do IARGS

O Instituto dos Advogados do RS (IARGS) comemorou, no dia 26/11, seu 89º aniversário de fundação, em um jantar festivo, no Hotel Plaza São Rafael, entre autoridades, diretores e associados do instituto, novos associados e homenageados. A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, saudou todos os presentes e salientou que o instituto, criado em 1926, agrega não somente advogados, mas também magistrados e outros membros do Ministério Público, procuradores do Estado e Município e defensores públicos. E afirmou: “É nossa alegria ver o IARGS pujante e forte, reunindo, nesta solenidade, figuras exponenciais do mundo jurídico e da sociedade”. Com independência, acentuou que o instituto prima pela liberdade e pela justiça. 

Em seguida, a Dra Sulamita destacou a “justa” homenagem concedida à Dra Helena Ibañez ao longo de 54 anos em que é associada ao IARGS e seu trabalho há mais de 40 anos à frente ao Grupo de Estudos de Direito de Família que acontece todas as terças-feiras na sede do instituto. 

Na sequência, o Desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto, presidente do Conselho Superior do IARGS, fez um discurso à homenageada da noite, Dra Helena Ibañez, relatando a trajetória da advogada. Na oportunidade, enfatizou que a abnegação e desprendimento do pacifista indiano Mahatma Ganhdhi, “o apóstolo da não violência”, são diretamente proporcionais à conduta ilibada da homenageada “que dedicou parte de sua vida proveitosa a serviço do instituto”. E citou uma frase de Gandhi que elucida a trajetória da homenageada: “Minha mensagem é a minha vida”, ou seja, a própria vida da Dra Helena já resume sua cronologia existencial. “Estou seguro em afirmar que ninguém, em tempo algum, foi tão longevo na dedicação ao IARGS quanto a Dra Helena. 

Cláudio Lamachia destacou os 89 anos de história do IARGS, a qual, segundo ele, se confunde com a própria história da democracia brasileira e, acima de tudo, com a história da OAB/RS. Em relação à homenagem prestada à Dra Helena Ibañez, afirmou que ela fez da sua vida uma ode permanente aos advogados e ao IARGS. Parafraseando também Mahatma Gandhi, dedicou suas palavras em alusão ao trabalho da Dra Helena: “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”. E concluiu: “Seria tão bom se o nosso país, que vive uma crise uma crise ética sem precedentes, tivesse mais ‘Helenas’ para trabalhar pelo bem”. 

Na continuidade, a Dra Sulamita, o Desembargador Silvino, Cláudio Lamachia e as diretoras do IARGS, Liane Bestetti e Ana Lucia Piccoli, entregaram à Drª Helena Ibañez uma placa de reconhecimento a sua trajetória comprometida com o Direito e a Justiça e sua contribuição especial ao IARGS ao longo de 54 anos como associada. Posteriormente, a Dra Sulamita e a diretora Alice Grecchi passaram às mãos do ex-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e ex-presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil, Antônio Luiz Calmon Teixeira, uma placa de homenagem conferindo-lhe o título de Sócio Honorário do IARGS. 

Logo a seguir, a Dra Anna Vitória Paccini Teixeira e o Dr Norberto da Costa Caruso Mac Donald, membros do Conselho Fiscal do instituto, conduziram os 15 empossandos até a mesa oficial, composta pelos seguintes representantes: Sulamita Santos Cabral; o Procurador-Geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel; o Desembargador Francisco José Moesch, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS; o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Pacheco Prates Lamachia; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul, Marcelo Bertoluci; o chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, Leda Lúcia Camargo; a Procuradora-Geral do Município, Cristiane da Costa Nery; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luís Felipe Brasil Santos; a Desembargadora Tânia Reckziegel; e o ex-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia e ex-presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil, Antônio Luiz Calmon Teixeira. 

Após, a Dra Sulamita dos Santos Cabral congratulou o ingresso dos 15 novos sócios do IARGS, sendo seguida da Dra Anna Lúcia Piccoli, 1ª secretária do IARGS, que fez a leitura do Juramento: “Prometo cumprir com dedicação os deveres de membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, propugnar pela valorização da classe dos advogados e da justiça e realizar os fins consignados no Estatuto”. 

Logo depois, os diretores do IARGS, Cristiano Xavier, Maria Isabel Pereira da Costa, Alice Grecchi e Lúcia Kopittke, em revesamento, entregaram os diplomas aos seguintes novos associados: 

1. DRA. ALESSANDRA LEHMEN - Indicada pelo Dr. Gustavo Juchem 

2. DRA. ANA PAULA NEU RECHDEN - Indicada pela Desa. Maria Berenice Dias 

3. DR. ANTÔNIO CÉSAR PERES DA SILVA – Indicado pela Dra. Sulamita Santos Cabral 

4. DR. DENIS RODRIGUES EINLOFT - Indicada pelo Dr. Gustavo Juchem 

5. DR. FRANCISCO JOSÉ SOLLER DE MATTOS – Indicado pelo Dr. Miguel Antônio Silveira Ramos 

6. DR. GEOVANE MACHADO ALVES - Indicado pela Dra. Sulamita Santos Cabral 

7. DRA. GRAZIELA MORAES - Indicada pelo Dr. Adalberto Alexandre Anel 

8. DRA. JOSANA ROSOLEN RIVOLI – Indicada pela Dra. Regina Pereira Soare 

9. DR. LEONARDO SANTANA DE ABREU – Indicado pelo Dr. Cristiano Diehl Xavier 

10. DR. MARCELO LANDVOIGT LORENZI - Indicado pela Dra. Viviane Cristina Potrich 

11. DR. MÁRCIO DE MATOS BARCELOS - Indicado pela Dra. Sulamita Santos Cabral 

12. DRA. MARTA CAUDURO OPPERMANN - Indicada pela Desa. Maria Berenice Dias 

13. DR RAIMAR RODRIGUES MACHADO – Indicado pela Dra. Sulamita Santos Cabral 

14. DR. RICARDO HERMANY - Indicado pela Desa. Tânia Regina Silva Reckziegel 

15. DR. ROBERTO MEDAGLIA MARRONI NETO - Indicado pela Dra. Sulamita Santos Cabral 

Para finalizar, a Dra Sulamita agradeceu pela dedicação e empenho da diretora Dra Anna Vitória Paccini Teixeira pela organização e coordenação do jantar festivo. 

Entre outras autoridades, estiveram presentes a ex-governadora Yeda Crucius; os ex-presidentes do TRF4, Desembargadores Vilson Darós e Marga Barth Tessler; o ex-presidente do TJ/RS, Adroaldo Furtado Fabrício; os ex-presidentes do TRE/RS, Desembargadores Gilberto Niederauer Corrêa, Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira, Alfredo Guilherme Englert e Marco Aurélio dos Santos Caminha; o presidente eleito da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente do Instituto dos Advogados do MS, Evandro Bandeira; o escritor Luís Fernando Veríssimo; a psicóloga Sônia Sebenello, presidente da Sociedade de Psicologia do RS; o presidente do Instituto Histórico Geográfico do RS, Miguel do Espírito Santo; o Desembargador Garibaldi Wedi, com 102 anos de idade; e os Drs Henrique e Ester Schmidt. 

Terezinha Tarcitano 
Assessora de Imprensa




























































































































Nenhum comentário: