Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Palestra: Família: Fator de segurança e de felicidade

O Desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto ministrou palestra, no Instituto dos Advogados do RS, hoje, dia 17/11, sobre o tema "Família: Fator de segurança e de felicidade", finalizando as preleções do Grupo de Estudos de Direito de Família do ano com a presença da coordenadora do grupo há mais de 40 anos, Dra Helena Ibañez. Para embasar o conteúdo do tema, o Desembargador citou a pesquisa coordenada recentemente pelo professor e sociólogo Ilton Teitelbaum, da PUCRS, na qual foram entrevistados 1,5 mil jovens de 18 a 34 anos em todas as regiões do Brasil.

Para iniciar, Dr Silvino descreveu a família como um grupo social que tem como encargo primordial a multiplicação da espécie, mas com a tarefa igualmente importante educativa das gerações. Segundo ele, a família é o “lócus” de segurança e firmeza para a felicidade quando cumpre a sua missão social e onde impera a concórdia e os valores essenciais, logo, entende que a segurança é a condição da felicidade. “A família é o ambiente onde se cresce querendo ficar e onde se envelhece querendo retornar” (Peirce).

Ressaltou que o indivíduo que não teve família feliz em seu crescimento pode ter reflexos negativos ao longo de toda uma vida. “Família é como varíola: dá na infância, mas marca para toda a vida” (Sartre). No seu entendimento, a pessoa que alcança um grau de maturidade não fica consultando mágoas passadas e observou que “todas as famílias felizes são parecidas e as família infelizes são infelizes cada uma a sua maneira” (Leon Tolstoi).

Indicou que o Brasil está no quinto lugar no mundo em homicídios femininos ocasionados por ex-companheiros devido a questões amorosas. Como um dos principais causadores de problemas familiares, o Desembargador distinguiu o ciúme a quem denomina de “ebola do matrimônio: não tem remédio para a cura”.

Em relação aos resultados da pesquisa sobre a Geração Y e transformações correspondentes, destacou que o jovem brasileiro ainda aspira por uma vida familiar: 88% dos entrevistados disseram que ela é fundamental ou muito importante. Amor (75%), respeito (73%) e diálogo (53%) aparecem como atributos fundamentais para uma família ideal. Quando perguntados sobre que tipo de família menos agrada, a opção nenhuma (62%) foi predominante em todas as regiões. “Surgiram novos vieses e formatos, mas a ideia de família permanece como entidade”, observou.

No que se refere à orientação sexual, relatou que 28% dos entrevistados se declararam homossexuais. Sobre a religião, a maior parte se disse católica (34,3%) e ateus e agnósticos, 25%.

“Trata-se de um choque de gênero e choque religioso”, acentuou. Na sua avaliação, a grande força no Brasil é o Cristianismo que não precisa ser encarado como religião. Segundo o Dr Silvino, o desgaste na convicção nos dias atuais é muito grande e as pessoas ficam religiosas por costume. “A fé é tudo. Se não há fé não há religião”, ressaltou, assinalando que a religião é um amparo importante no auxílio da solução de problemas.

Ao se referir à Deontologia Familiar para exemplificar os valores da família, evidenciou que o amor é o meio para tudo. “Uma família precisa ter um amor autêntico, profundo e com lealdade”, sublinhou. Na sua avaliação, é imprescindível uma relação impecável com o próximo “que se traduz em ternura e adoça todas as demais relações”.

Frisou como elemento essencial à boa educação um nível adequado de respeito e de gentileza. Relatou a complexidade das relações entre irmãos que, muitas vezes, não são cordiais com eles próprios e priorizam amigos fora da relação familiar. “Trata-se de um relaxamento ocasionado pela rotina”, afirmou, fazendo o seguinte questionamento: “será que a intimidade prejudica a gentileza entre os irmãos?” E completa: “É uma visão distorcida, pois a intimidade deveria ser um acréscimo ao amor”.

Ao acentuar a importância das figuras paternas e maternas, referiu que o habitat da amizade é a família e o seu substrato é o amor. Para tanto, lembrou das palavras de Aristóteles: “A amizade é a alma em dois corpos”. A Dra Helena Ibañez destacou ao final que o Desembargador Silvino deu uma verdadeira aula de vida com sua palestra que dedicou à esposa e filha presentes.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa












Nenhum comentário: