Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2016

Cerimônia de Posse da nova diretoria do IARGS

A Dra Sulamita Santos Cabral foi empossada ontem, dia 17/03, pela terceira vez como presidente do Instituto dos Advogados do RS (IARGS), no auditório da sede, junto com os membros da nova diretoria, do Conselho Superior (membros eleitos) e do Conselho Fiscal. (triênio 2016/2018). Comemora-se neste ano os 90 anos de fundação do Instituto e está prevista uma extensa agenda com programação cultural e social até dezembro.

Com o auditório lotado, a Dra Sulamita saudou a todos e agradeceu pela confiança a ela destacada pelos associados por ter sido eleita pela terceira vez em chapa única. Agradeceu, em seguida, aos membros da diretoria por compartilharem com ela o trabalho desenvolvido no instituto e nomeou um a um.

Ao salientar a comemoração dos 90 anos de criação do IARGS, em 26 de outubro, a Dra Sulamita expressou seu reconhecimento aos fundadores que, ao longo de nove décadas, contribuíram para que o instituto cumprisse as finalidades que motivaram a sua fundação, entre elas, a regulamentação jurídica destinada à profissão do advogado.

Apesar do nome como instituição, a Dra Sulamita Santos Cabral acentuou que o IARGS reúne magistrados, membros do Ministério Público, professores e advogados que “de forma harmônica e equidistante se dedicam ao estudo do Direito visando ao aperfeiçoamento da Justiça e ao aprimoramento das instituições jurídicas e sociais”.

Em seguida, a presidente do IARGS fez um reconhecimento à diretoria que a antecedeu, especialmente à Dra Alice Grecchi “que saneou e reorganizou o instituto”; e ao Desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto, presidente do Conselho Superior do IARGS. Destacou, também, as parcerias firmadas com tribunais e entidades congêneres nos três últimos anos que, junto com a diretoria, contribuíram para a “pujante vida intelectual” do instituto por meio de cursos, seminários, congressos, reuniões-almoço e simpósios

Logo em seguida, a Dra Ana Lúcia Piccoli leu o Termo de Posse e todos os membros assinaram no livro de registro de posse.

Compuseram a Mesa de Abertura as seguintes autoridades: a Dra Sulamita Santos Cabral; o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, representando o governador do Estado; a Desembargadora Ana Paula Dalbosco, representando o Tribunal de Justiça; o subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, o Dr Paulo Emílio Barbosa, representando a Procuradoria-Geral de Justiça do RS; o Desembargador Thompson Flores, representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o tesoureiro da OAB, André Luiz Sonntag, representando a OAB/RS; o Desembargador João Pedro Silvestrin, representando o Tribunal Regional do Trabalho; e o Dr Sílvio Ronaldo de Moraes, representando o Tribunal Regional Eleitoral.

Diretores empossados

Presidente: Sulamita Santos Cabral

Vice-presidente: Alice Grecchi

Vice-presidente: Avelino Collet

Vice-presidente: Leonardo Lamachia

Vice-presidente: Lúcia Kopittke

1º Diretor Secretário: Ana Lúcia Piccoli

2º Diretor Secretário: Liane Bestetti

1º Diretor Financeiro: Maria Isabel Pereira da Costa

2º Diretor Financeiro: Maria Izabel de Freitas Beck


Conselho Superior (membros eleitos)

Alfredo Guilherme Englert

Cristiane da Costa Nery

Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira

Ruy Rosado de Aguiar Júnior

Vilson Darós


Conselho Fiscal

Ademir Monteiro

Anna Vittória Pacini Teixeira

Cesar Vergara de Almeida Martins Costa

Delma Silveira Ibias

Edgar Norberto Engel Neto

Norberto da Costa Mac Donald 


Programações do IARGS

Como inovação, foi aberto, nas dependências do instituto, um espaço com o intuito de incentivar o lançamento de obras jurídico-literárias e ou apresentação de teses dos associados, em datas a serem agendadas. Além disso, foi criado um Departamento de Cursos com três membros integrantes visando incrementar as atividades desenvolvidas pela Escola. Está sendo estudada, ainda, a realização de convênios com faculdades e órgãos afins.

No dia 22 de março acontecerá a reabertura das reuniões semanais do Grupo de Estudos de Direito de Família, com a palestra da Dra Liane Bestetti, sobre o tema “Novas Famílias no olhar do judiciário”. No dia 29 de março, a palestrante será a Dra. Laura Mattos que falará sobre o tema “Execução no Novo Código de Processo Civil”. As palestras são realizadas sempre às terças-feiras, das 12h às 13h30, sob a coordenação da Dra Helena Ibañez. Aberto ao público.

As reuniões do Grupo de Estudos Temas Jurídicos Atuais, sob a coordenação da Dra Maria Izabel de Freitas Beck, terão abertura no dia 23 de março, com a advogada e professora Dra. Paula Cerski Lavratti, especialista em Direito Ambiental, que debaterá o tema “O papel do Direito frente às mudanças climáticas”. Os encontros acontecem às quartas-feiras alternadas, sempre às 12h, e também são abertos ao público.

As reuniões-almoço, que ocorrem uma vez ao mês, já estão todas agendadas. A primeira do ano está programada para o dia 07/04, no Hotel Plaza São Rafael.

O jantar comemorativo do 90º aniversário do IARGS será realizado no dia 24 de novembro, também no Plaza São Rafael. Na oportunidade, haverá a posse de novos associados.

Eventos já agendados

III Simpósio de Processo Civil – O Novo CPC, em 12 de agosto, no auditório do Palácio da Justiça (RS), coordenado pela Dra Maria Isabel Pereira da Costa, 

V Congresso sobre Questões Polêmicas no Direito Tributário, nos Tribunais e no Processo Administrativo, em 15 e 16 setembro, coordenadora pela Dra Alice Grecchi.


Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa











































Nenhum comentário: