Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Homenagem Póstuma à Dra Betty Yelda Brognoli Borges Fortes no IARGS

Numa ação conjunta entre o Instituto dos Advogados do RS, o Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre, a Academia Rio-grandense de Letras, a Associação Brasileira de Jornalistas e Escritoras do Brasil (RS), a Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica e a União Brasileira de Escritores do RS foi prestada uma Homenagem Póstuma à Dra Betty Yelda Brognoli Borges Fortes, hoje, dia 07/05, na sede do IARGS.

A presidente do instituto, Sulamita Santos Cabral, entregou uma placa de homenagem ao filho e neta da Dra Betty Yelda, Dr João Borges Fortes e Dra Bárbara Gastal Borges Fortes. Estiveram também presentes ao ato a presidente do Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre, Dra Maria Thereza Trindade Beck; o presidente da Academia Rio-grandense de Letras, Dr Sérgio Augusto Pereira de Borja; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica, Dra Ana Lúcia Piccoli; a representante da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Hilda Agnes Hubner Flores, além dos Desembargadores Silvino Joaquim Lopes Neto e Maria Berenice Dias. Todos fizeram pronunciamentos destacando a atuação entusiasta da Dra Betty nas diversas áreas em que atuou ao longo da sua trajetória como advogada, escritora, música e professora.

Na oportunidade, foram lidas mensagens enviadas pela União Brasileira de Escritores do RS e pelo Dr. Marco Aurélio Moreira de Oliveira.

O Instituto Cultural Português ofereceu 50 livros para distribuir no evento: Releitura de "A Flor de Ouro do Poeta" e "Orfeu", de autoria de Santa Inèze da Rocha, baseada nos livros da Dra Betty Yelda.

História

Nascida em Laguna em 1926, Betty Yelda Brognoli Borges Fortes atuou como advogada e professora universitária brasileira. Ainda criança, transferiu-se com seus pais para Porto Alegre, onde residiu até falecer em 17 de janeiro deste ano. Casou-se com João Borges Fortes e teve dois filhos: João Borges Fortes Filho e Diogo Borges Fortes, já falecido.

Graduou-se em Música e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também formou-se em Filosofia e concluiu o seu mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É doutora na área de Ciências Jurídicas pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Especializou-se em Direito Marítimo e Aeronáutico. Lecionou na Universidade de Caxias do Sul e na Escola Superior de Estudos Jurídicos, na qual foi diretora. Foi membro da Academia Rio-Grandense de Letras e integrava o Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. 

Entre suas obras, destacam-se Novela Pascal (1958), Orfeu (1961), Tempos de Espanha (1969), Cosmódromo (1973), Memórias de Talbot Room (2002) e A Flor de Ouro do Poeta (2009).

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa




























Um comentário:

Unknown disse...

A família da Dra. Betty Yelda Brognoli Borges Fortes, representada pelo seu filho Dr. João Borges Fortes Filho e por sua neta, a Dra. Bárbara Gastal Borges Fortes, agradece à Presidente do IARGS, Dra. Sulamita Santo Cabral e aos representantes das demais entidades presentes, pela bela e sensível homenagem póstuma prestada à memória de nossa mãe e avó.
Muito obrigado, novamente, por essa bela demonstração de amizade e civismo.
Atenciosamente
João e Bárbara BF