Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Presidente do IARGS é convidada para confraternização de fim de ano da Faculdade de Direito da UFRGS

Como primeira professora mulher concursada da Faculdade de Direito da UFRGS, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, foi convidada na festa de final de ano promovida por esta instituição, no dia 19/12. Na ocasião, a professora Cláudia Lima Marques, Diretora da Faculdade de Direito, salientou em seu discurso a conclusão da obra do ar condicionado central e a abertura da licitação do Salão Nobre, publicada no Diário Oficial. Na oportunidade, ela agradeceu a todos os técnicos e docentes que auxiliaram neste processo. A vice-Diretora Ana Paula Motta, inclusive, salientou a importância de toda a solidariedade prestada neste ano em que fortes chuvas e ciclone extratropical provocaram inundações no Salão e na Biblioteca. Ao final do evento, a Drª Sulamita, professora concursada aposentada e técnicos foram presenteados com uma xícara de café com o logo da Faculdade.

IARGS prestigia XI Encontro Regional de Direito Constitucional

A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, compareceu no XI Encontro Regional de Direito Constitucional “A Supremacia do Direito na Teoria Juspolítica do Estado”, no dia 21/12, no Prédio 11 da PUC/RS. O evento, que contou com o apoio institucional do IARGS, foi realizado em homenagem ao professor Cezar Saldanha Souza Junior. A Drª Sulamita presidiu a Mesa de Encerramento.

A trajetória do jurista Augusto Teixeira de Freitas é debatida em evento do IAB

A trajetória do jurista Augusto Teixeira de Freitas, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em 1857, foi debatida em encontro promovido pela entidade, na Faculdade de Direito da UFRGS, no dia 12/12, em formato híbrido. A transmissão foi feita por meio do canal TVIAB no YouTube. O evento Augusto Teixeira de Freitas – Revisitando 1883 e a história de sua morte contou com a participação do presidente da Comissão Augusto Teixeira de Freitas de Pesquisa, Documentação e Coordenação do Centro de Memórias do IAB, Paulo Leal.

O Webinar foi aberto pelo presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches, e pela diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, Claudia Lima Marques. A presidência da mesa foi conduzida pela presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Sulamita  Santos Cabral.



sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Sessão Solene em Homenagem a Oswaldo Vergara é realizada

O IARGS e a OAB/RS, com o apoio da Faculdade de Direito da UFRGS, realizaram Sessão Solene histórica em homenagem póstuma a Oswaldo Vergara, no último dia 12 de dezembro, na Sala do Conselho da Ordem, pelo transcurso de 50 anos de seu. falecimento. Coube ao bisneto de Oswaldo Vergara, César Vergara de Almeida Martins Costa, membro do Conselho Superior do IARGS e do Tribunal de Ética da OAB/RS, fazer a coordenação do evento.

Compuseram a Mesa de Abertura as seguintes autoridades: o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral; o Desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Inserhard, representando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; o Procurador do Estado Ernesto Toniolo, representando a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, Dr. Alexandre Cruz; a Desembargadora Patrícia Oliveira, representando o Tribunal Regional Eleitoral do RS; o coordenador deste evento, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa; a Diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, Cláudia Lima Marques; o membro do Conselho Fiscal do IARGS, Dr. Thiago Sarmento Leite, representando a Associação de Juristas Católicos do RS; o representante do presidente do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB nacional, Dr. Fabio Bockmann Schneider; e aos advogados Dr. André Jobim de Azevedo e Dr. Luiz Eduardo Mascella Krieger.

O Hino Nacional foi executado pelo tenor Daniel Germano, acompanhado dos músicos André Meneghello (violino) e Douglas Araújo (violoncelo).

Palestras

Oswaldo Vergara e a OAB

Logo em seguida, em homenagem a Oswaldo Vergara, foram proferidas oito palestras, iniciando pelo presidente da OAB/RS, Dr. Leonardo Lamachia, que falou sobre “Oswaldo Vergara e a OAB”. Ele ressaltou a importância de se respeitar o passado e “aqueles que nos trouxeram até aqui, aqueles que nos ajudaram a construir essa entidade”. E enfatizou: “O fato de termos uma medalha, que é a mais alta honraria, entregue uma única vez por ano para pessoas escolhidas de forma muito detalhada, já demonstra a importância que o Dr. Oswaldo Vergara tem para a OAB do Rio Grande do Sul, para a advocacia gaúcha e para a advocacia brasileira”.

Para finalizar, ressaltou: “Nós resgatamos o orgulho da advocacia gaúcha e eu tenho certeza de que o Oswaldo Vergara, esteja onde estiver, deve estar feliz vendo que a Ordem Gaúcha e os seus inscritos estão batendo no peito com orgulho dizendo que têm orgulho de ser advogado nesse estado e da sua OAB”.

Oswaldo Vergara e o IARGS

Na sequência, a presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral, falou sobre o tema “Oswaldo Vergara e o IARGS”. Ela informou que Oswaldo Vergara foi um dos 169 formados em Ciências Jurídicas e Sociais que, em 1926, criaram o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, integrando a primeira Diretoria. Quatro amos depois, disse, ajudou a fundar a Ordem dos Advogados do Brasil por meio do Decreto 19 408, por Getúlio Vargas, atendendo à antiga reivindicação do IAB e institutos estaduais para regulamentar e fiscalizar o exercício da advocacia.

“Coube ao nosso Instituto, a incumbência de tomar as providencias para implementar a OAB/RS”, informou, destacando que foi constituída uma comissão e eleita a 1ª Diretoria Provisória da OABRS, figurando Leonardo Macedônia como presidente e Osvaldo Vergara como vice-presidente (1936/1938). Lembrou que, na gestão de 1939 a 1944, Oswaldo Vergara foi eleito o 2º presidente da OAB/RS e, depois, atuou como deputado federal, de 1947 a 1949. “Já em 1951, foi eleito presidente do IARGS e, de 1955 a 1964, foi novamente eleito presidente da OAB/RS”, enfatizou.

Em reconhecimento a sua grande e meritória atuação em defesa da classe dos Advogados e no interesse da sociedade e da justiça, após sua morte ocorrida em 1973, durante a gestão de Justino de Vasconcelos na presidência da OAB/RS, foi instituída a “Comenda Osvaldo Vergara”, que é a maior honraria que a instituição outorga a advogados gaúchos que se distinguem no exercício da profissão.

Oswaldo Vergara – o filantropo – o Hospital Parque Belém

O Dr. André Jobim de Azevedo se pronunciou sobre “Oswaldo Vergara – o filantropo – o Hospital Parque Belém”. Para além das notórias e reconhecidas atuações do homenageado, destacou que ele realizou uma atividade importantíssima para o Estado do RS e para a cidade de Porto Alegre, no sentido de ter sido capaz de, com outros profissionais e médicos, levantar quantias suficientes para a construção do então sanatório Belém, hoje Parque Belém, Hospital Parque Belém, justo no momento de avanço da tuberculose. “O estabelecimento serviu de importante infraestrutura hospitalar assistencial para o tratamento desta gravíssima moléstia. A sua atuação, respeito e reconhecimento da sociedade foram admiráveis, fazendo este hospital ser reconhecido com o maior e mais importante no tratamento da tuberculose à época. Uma figura inesquecível”, concluiu.

Oswaldo Vergara – O Advogado

Dando continuidade, o Dr. Thiago Sarmento Leite se pronunciou sobre “Oswaldo Vergara – o advogado”. “Oswaldo Vergara tinha uma personalidade com longa e produtiva existência de grande significação jurídica e imenso senso de responsabilidade social, aliados à admirável conduta profissional, sendo permanentemente exaltado e difundido como inspiração e paradigma à advocacia”. Frisou.

Oswaldo Vergara – Desporto - o Jockey Clube do Rio Grande do Sul

Posteriormente, o Dr. Luiz Eduardo Mascella Krieger pronunciou-se sobre “Oswaldo Vergara – Desporto - o Jockey Clube do Rio Grande do Sul”. Mencionou que o Dr. Oswaldo Vergara contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento de diversas atividades profissionais, culturais, humanitárias e desportivas no RS. Parte desta história, informou, é contada por meio se suas participações como presidente da Sociedade Anônima Moinhos Rio-Grandense (SAMRIG); participante da criação da Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG); fundador do Hospital Sanatório Parque Belém; além de haver lecionado português e francês na Escola Complementar de Porto Alegre (mais tarde rebatizada como Instituto Educacional Gen. Flores da Cunha) e na própria Faculdade de Direito.

Apaixonado pelas corridas de cavalos e pelos cavalos de corridas, apontou que o homenageado teve ainda participação relevante nas atividades turísticas do RS, frequentando assiduamente as corridas de cancha reta em sua cidade natal de Jaguarão, “além de ser sócio presente, ativo e muito querido” por todos no Jockey Club do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. “Neste mesmo Jockey Club, não apenas teve animais vencedores de expressão, mas onde cultivou profícuas amizades e relações pessoais, a exemplo do advogado Dr. José Antônio Flores da Cunha e do advogado Dr. Oswaldo Aranha, os quais são, juntamente com o Dr. Oswaldo Vergara, fundadores do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul. Cabe ressaltar, ainda, que os três sócios foram homenageados pelo Jockey Club com grandes prêmios levando o nome de cada um deles, para marcar sua gratidão pelas realizações em benefício da atividade desportiva no Estado do RS”, referiu.

Oswaldo Vergara e a Faculdade de Direito - A Turma de 1907

A Diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, professora Cláudia Lima Marques, abriu a fala destacando que Oswaldo Vergara teve uma ligação significativa com a instituição. Lembrou que ele foi professor de português e francês na instituição, contribuindo para a formação dos estudantes. “Sua dedicação e conhecimento deixaram um legado importante na faculdade. Além disso, ele também foi um renomado advogado e teve uma carreira destacada no campo jurídico”, afirmou.

De acordo com o professor Bruno Miragem, há tempos que o surgimento de um conjunto de personalidades faz a diferença como “motor da história” de determinado povo. Lembrou que, no RS, é exemplo a geração dos líderes farroupilhas e também dos que moldaram a República. Outra safra de grandes lideranças, apontada por ele, “com fibra e temperança”, foi a chamada “geração de 1907” da Faculdade de Direito da UFRGS, na qual se destaca, dentre outros, Getúlio Vargas, e que tinha Osvaldo Vergara também como um dos seus maiores e representantes.

“De talento multifacetado, Vergara foi referência nas dimensões intelectual, política, filantrópica, empresarial e associativa durante a maior parte do século XX. Professor universitário, foi parlamentar, atuou decisivamente em iniciativas benemerentes e participou da criação ou da gestão de algumas das maiores empresas do seu tempo em nosso Estado”, acentuou.

Citou as múltiplas homenagens que recebeu, como a de “Mestre de Estudos”, da Faculdade de Direito da UFRGS e “Advogado Eminente”. “Mirar exemplos como o de Oswaldo Vergara e sua atuação múltipla, é um incentivo a semeadura de novos talentos no presente e no futuro, para os desafios que seguem no Rio Grande e no Brasil”, finalizou.

Oswaldo Vergara – Uma História de Superação – A Família

O bisneto César Vergara de Almeida Martins Costa fez o encerramento da série de palestras. Coube a ele falar sobre “Oswaldo Vergara – Uma História de Superação – A Família”. Inicialmente, fez um agradecimento à Drª Sulamita Santos Cabral pelo acolhimento do projeto dessa sessão solene e pela “incansável disposição” em fazer com que ela se realizasse. Igualmente agradeceu ao Dr. Leonardo Lamachia que, desde o primeiro momento em que propôs o evento, envidou todos os esforços para que se concretizasse esta “noite de rememoração”. Nomeou todos os integrantes da Mesa de Abertura e agradeceu as autoridades citadas pelo protocolo e os colegas advogados e advogadas.

Iniciou informando que coube a ele, por iniciativa da filha Eunice Vergara Cerqueira, e dos netos Antonio Augusto Vergara Cerqueira, Fábio Vergara Cerqueira e Suzana Vergara Martins Costa, propor ao IARGS e à Ordem a realização de sessão solene em homenagem póstuma.

Ao apresentar o projeto à Ordem, disse que utilizou como justificativa um trecho do livro editado em Comemoração aos 60 anos do IARGS que, na página 186, assim destaca:

“Serviços muitos, que se podem elencar, prestou à classe e à comunidade. Além disso, dele receberam todos com quem tratava sinais de delicadeza e fraternidade, de dimensão imensurável”.

Logo depois, citou algumas características de Oswaldo Vergara. Destacou que a OAB/RS, anualmente, presta homenagem à figura de Oswaldo vergara, por meio da Comenda que é a mais alta honraria concedida aos advogados gaúchos. E no ano do cinquentenário do falecimento de Oswaldo Vergara, citou que o IARGS, a OAB e a Faculdade de Direito da UFRGS consideraram importante a realização de um evento para se rememorar a importância do homem e figura pública que tantos serviços prestou à advocacia.

“Falar de Oswaldo Vergara é falar de valorização da classe, de defesa das prerrogativas, da essencialidade da advocacia para a concretização da justiça e, portanto, falar de democracia”, sublinhou, acrescentando ainda sua história de superação. Historicamente, informou, o sobrenome Vergara é um conhecido nome basco, da Província de Guipuzcoa. “Muitos bascos vieram para a colonização da fronteira com o Uruguay e trouxeram consigo a boina basca, a bombacha, o manejo de ovinos, cuja principal característica era a teimosia”, disse.

“Oswaldo Vergara foi um teimoso. Teimou desde cedo com os entraves que a vida lhe apresentava”, afirmou. Mencionou que, na primeira infância, ele perdeu a mãe, Maria Mercedes Espinoza Vergara, acometida de tuberculose. Aos 12 anos de idade, perdeu o pai, Felisberto Fernandes Vergara, que era fiscal da Alfândega na Região de Jaguarão e Arroio Grande, assassinado numa tocaia por desencaminhadores de gado.

A morte dos pais, segundo relatou, deixou sete filhos órfãos que precisaram ser afastados. “Oswaldo foi amparado pelo professor Inácio Montanha Rio Grande e, depois, em Porto Alegre, resultando, dessa relação, um profundo interesse pela Língua Portuguesa”, referiu.

As irmãs, e o irmão mais moço, continuou, foram acolhidos por parentes da banda oriental e criados na Estância de Los Tancos, no Uruguay, onde hoje se localiza a Província de Trinta e Três, na qual existe uma pequena cidade com o nome Vergara.

“Começava ali a saga dos filhos de Felisberto e Mercedes. Essa saga é sublimemente retratada no Livro “Lembranças que Lembram”, de autoria do irmão Pedro Vergara, figura que merece igualmente ser relembrada: Pedro foi Procurador da República e autor de obras clássicas do Direito Criminal Brasileiro, a principal delas “Legítima Defesa Subjetiva”, cuja gênese repousa, sem dúvida, nos questionamentos do menino Pedro sobre o assassinato do pai. Os assassinos foram absolvidos por uma legítima defesa inexistente!”, declarou.

Pobre e órfão, esclareceu que ele começou a trabalhar cedo como guarda-livros, depois como professor de português e francês. “Ainda jovem, publicou a obra “Questões Vernáculas”, em que abordava dificuldades da Língua Portuguesa. Estudou contabilidade, foi Delegado de Polícia, formou-se na então Faculdade de Livre de Direito na célebre turma de 1907, juntamente com o amigo e companheiro Getúlio Vargas. Foi Deputado Federal, integrou os Conselhos de Administração da Varig, da Samrig e do Banrisul, dentre outros”, disse.

Como curiosidade, citou que consta, no Museu de São Borja, a carta de Getúlio Vargas comunicando a Vergara que havia escolhido uma noiva, aquela que viria a ser a Dona Darcy Vargas. “Oswaldo e Getúlio afastaram-se politicamente, mas mantiveram o vínculo que na juventude se estabelecera”, participou

Dando continuidade à história, informou que Oswaldo Vergara casou-se com Isabel Pereira Dias de Castro, descendente de uma das famílias que veio para administrar a comunidade formada pelos 60 casais de açorianos que fundaram Porto Alegre, prima irmã de Armando Pereira da Câmara. Tiveram sete filhos, um deles falecido na infância..

Oswaldo Vergara, disse, dedicou a vida às causas da humanidade. “Sua mãe faleceu de tuberculose e ele, então, dedicou-se à Fundação e administração do sanatório de Belém Velho para tuberculosos. Lutou pela valorização da classe dos advogados e, por isso, fundou o IARGS e a OAB, entidades as quais se dedicou até os 90 anos de idade”, destacou.

Conforme ainda o relato, lutou pela democracia e, como reflexo de seu caráter democrático, teve filhos com as mais variadas profissões: um advogado escritor e barítono, um professor de química, um pianista, uma filha que se destacou na alta costura, outra na área da educação, outro filho que foi servidor do Incra, a filha mais moça “exemplo” de mãe e esposa.

“Meu avô, Thelmo, por exemplo, foi advogado e escritor, integrando a geração de 30. E, por essa razão, a casa de Oswaldo Vergara era sede de encontros literários, nela circulavam Mário Quintana, Moysés Vellinho, Dionélio Machado, Érico Veríssimo, Alcydes Maya dentre outros. Foram célebres os saraus na casa de Oswaldo Vergara”, realçou;

Da mesma forma, disse, como presidente da Ordem, contra as posturas autoritárias, exigiu que se desse voz a Nelson Carneiro, quando se falar de divórcio, naquela ocasião, era considerada uma blasfêmia.

Expôs ainda que Oswaldo Vergara deixou netos, bisnetos e trinetos que se dedicam ao Direito, dentre eles uma Procuradora Federal, um Promotor de Justiça, uma Auditora do Tribunal de Contas e seis advogados.

“Muitas são, portanto, as facetas do homem de luta, do guaxo dos pampas que teimou em fazer a diferença na sociedade em que vivia e o fez com maestria, deixando exemplo a ser seguido por todos os que se dedicam à causa do Direito. Advogado, sempre advogado! Sem advogado não há Justiça!”, concluiu.

Autoridades

Do IARGS compareceu a vice-presidente Liane Bestetti, e as Diretoras Ana Lúcia Piccoli e Ana Amélia Prates. Também presente o Diretor do Foro da Justiça do Trabalho, o juiz Jorge Araújo; a procuradora do Estado do RS, Fabiana da Cunha Barth, diretora-presidente da ESAPERGS (Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul); o Juiz Federal Rafael Martins Costa Moreira; os Desembargadores do RER/RS, Kalin Cogo Rodrigues e Gerson Fisherman; o Promotor de Justiça David Medina; a presidente da APERGS(Associação dos Procuradores do Estado do RS), Roselaine Rockenbach; o prefeito do Município de Riozinho, Alceu Marcos Pretto; o Dr. Dirney Alves da Silva representando o presidente da FENASPE (Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros), Paulo Teixeira Brandão, entre outros.

Ao final do evento, foi executado o Hino Rio-Grandense pelo tenor Daniel Germano, acompanhado dos músicos André Meneghello (violino) e Douglas Araújo (violoncelo). Todos foram convidados para um coquetel.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

         
Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa com o Dr. Leonardo Lamachia

Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa com a Drª Sulamita Santos Cabral

















Dr. André Jobim de Azevedo

Dr. Thiago Sarmento Leite




Dr. Luiz Eduardo Mascella Krieger



Drª Cláudia Lima Marques

Dr. Bruno Miragem


Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa










Fotos: Celso Wichinieski

domingo, 10 de dezembro de 2023

IARGS E OAB/RS realizam Sessão Solene em homenagem póstuma a Oswaldo Vergara

Com o objetivo de prestar uma homenagem póstuma a Oswaldo Vergara, um dos fundadores do IARGS e ex-presidente da OAB/RS por duas gestões, o Instituto dos Advogados do RS e a OAB Seccional Rio Grande do Sul promoverão, amanhã, dia 12 de dezembro, a partir das 18h, Sessão Solene ao transcurso de 50 anos do falecimento do advogado. A solenidade ocorrerá na Sala do Conselho da OAB/RS, localizada na Rua Washington Luiz, nº 1110, 14º andar, Centro Histórico de Porto Alegre. A coordenação do evento está sendo feita pelo bisneto de Oswaldo Vergara, César Vergara de Almeida Martins Costa, membro do Conselho Superior do IARGS e do Tribunal de Ética da OAB/RS.

Entre diversas funções ocupadas pelo Dr. Oswaldo Vergara, destacam-se: fundador e ex-presidente do IARGS; fundador e ex-presidente da OAB/RS por duas gestões; membro do Conselho Federal da OAB; deputado federal; e autor de diversos livros. Recebeu da Faculdade de Direito da UFRGS, o título de “mestre de estudo”.

O Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa destacou que a Ordem dos Advogados anualmente homenageia a figura de Oswaldo Vergara por meio da cerimônia de outorga da Comenda que leva seu nome aos advogados que se destacaram no exercício da profissão e serviços prestados à classe. “A Comenda Oswaldo Vergara é a mais alta honraria concedida aos advogados gaúchos. No entanto, no ano do cinquentenário do falecimento, o IARGS, a OAB e a Faculdade de Direito da UFRGS consideraram relevante rememorar a importância do homem e da figura pública que tantos serviços prestou à advocacia”, afirmou. Para ele, “falar de Oswaldo Vergara é falar da valorização da classe, da defesa das prerrogativas, da essencialidade da advocacia para a concretização da justiça e, portanto, de democracia”.

Na oportunidade, foram ministradas sete palestras sobre a história de Oswaldo Vergara:

OSWALDO VERGARA – UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO – A FAMÍLIA

Palestrante: Dr. CÉSAR VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA


OSVALDO VERGARA E A OAB

Palestrante: Dr. LEONARDO LAMACHIA


OSWALDO VERGARA E O IARGS

Palestrante: Drª SULAMITA SANTOS CABRAL


OSWALDO VERGARA – O ADVOGADO

Palestrante: Dr. THIAGO SARMENTO LEITE


OSWALDO VERGARA – O FILANTROPO – O HOSPITAL PARQUE BELÉM

Palestrante: Dr. ANDRÉ JOBIM DE AZEVEDO


OSWALDO VERGARA - DESPORTO - O JOCKEY CLUBE DO RIO GRANDE DO SUL

Palestrante: Dr. LUIZ EDUARDO MASCELLA KRIEGER


OSWALDO VERGARA E A FACULDADE DE DIREITO - A TURMA DE 1907

Palestrantes: Drª CLÁUDIA LIMA MARQUES E Dr. BRUNO MIRAGEM


Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A Obra "O Processo" é debatida no Núcleo de Debates entre Direito e Literatura

O terceiro encontro do Núcleo de Debates entre Direito e Literatura do IARGS, numa parceria com a Faculdade de Direito da UFRGS, aconteceu no dia 06/12, no Pantheon da Faculdade. O Núcleo é coordenado pelo membro do Conselho Superior do IARGS, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa, e teve como convidado o advogado e professor universitário, especializado em Direito Previdenciário, Dr. Alexandre Triches. Nesta edição foi debatida a obra “O Processo”, de Franz Kafka. 

Pelo IARGS, compareceu a Diretora Maria Izabel de Freitas Beck e, pela Faculdade de Direito da UFRGS, a vice-Diretora Ana Paula Motta. A abertura foi feita pelo Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa, que fez uma saudação a todos os presentes. 

De forma breve, após contextualizar a obra de Kakfa na história, enfatizou que Kafka viveu grande parte de sua vida ainda na época do Império Austro-Hungaro: era judeu do gueto de Praga, teve sua formação em escolas cristãs alemãs, falava e escrevia em alemão, e sofreu influência de pensadores como Kierkegaard, Nietzche e Heiddegger, fatores que contribuem para a complexidade de sua obra, que é paradigma da literatura moderna e associada ao existencialismo e ao expressionismo simbolista.

Salientou que "O Processo" é um romance que se passa numa atmosfera nebulosa e espacialmente labiríntica e narra a história do protagonista Joseph K., que é “detido” por ter supostamente cometido um crime. Referiu que o personagem enfrenta um sistema judiciário burocrático, onde ele luta para entender as acusações e encontrar por justiça. “A obra aborda temas como o poder invisível do sistema judicial e a alienação do indivíduo, e se presta às mais variadas interpretações seja do ponto psicanalítico, sociológico ou jurídico, sendo a mais corrente a da crítica à burocracia e ao sistema judiciário”, afirmou. O roteiro do protagonista gira em torno dos questionamentos “Do que é acusado? Quem o acusa? Com base em que lei é acusado?

De acordo com o Dr. Alexandre Triches, Franz Kafka é um autor que não deixou uma obra muito extensa, todavia, disse, seus livros são densos e complexos. Assim, como narrou, aconteceu com “O Processo”, publicado em 1925, ano seguinte à morte do autor. Destacou a importância da max Brod na compilação dos manuscritos de Kafka e a importância pedagógica da obra para os estudantes de Direito.

Na oportunidade, fez uma analogia com o direito de acesso à Previdência Social, em especial no que se refere a relação entre o INSS e a cidadania. Chamou atenção, ainda, sobre a exclusão dos vulneráveis com relação ao avanço tecnológico e sobre as dificuldades operacionais do INSS na relação com a sociedade.

Destacou a importância da interdisciplinaridade no estudo do direito, ressaltando a importância do Núcleo de Direito e Literatura do IARGS. “Não há limites para interpretar Kafka, diante de tantos recursos linguísticos usados na sua escrita, e da atmosfera insólita e anormal de suas histórias”, acentuou.

Ao final, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa lembrou que a obra de Kafka está para a literatura assim como o quadro “O Grito” de Munch está para as artes visuais pois retratam o desespero da solidão humana frente ao mundo e ressaltou que “a arte é sempre profética, ou seja, antecipa a vida” em uma referência ao conteúdo da obra, na qual “a banalidade do mal representa do triunfo da irracionalidade em oposição à razão”, algo que a humanidade vivenciaria intensamente no desenrolar do Século XX.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa







segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Nova administração do TRT-4 toma posse

A gestão do biênio 2023/2025 do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) tomou posse no dia 1º de dezembro. A Corte será liderada pelos desembargadores Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa (presidente), Alexandre Corrêa da Cruz (vice-presidente), Laís Helena Jaeger Nicotti (corregedora) e Maria Madalena Telesca (vice-corregedora). Os desembargadores Fabiano Holz Beserra e Maria Silvana Rotta Tedesco assumiram, respectivamente, a Direção e a Vice-Direção da Escola Judicial.

A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, prestigiou a cerimônia junto com o membro do Conselho Superior do Instituto, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa, e o novo associado César Vergara de Almeida Martins Costa Júnior. Também presente o Juiz do Trabalho, Dr. Jorge Alberto Araújo, também associado do IARGS.


Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa


Drª Sulamita Santos Cabral e Desembargador 
Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa,
presidente do TRT-4

Com o vice-presidente do TRT-4, Dr. Alexandre Corrêa da Cruz

Com os associados do IARGS, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa Júnior e Dr. Jorge Alberto Araújo junto com o Juiz Federal Rafael Moreira

domingo, 3 de dezembro de 2023

IARGS comemora 97 anos de fundação

Para comemorar os 97 anos de fundação do IARGS, foi promovido pela Diretoria um Jantar de Confraternização, no dia 30/11, no Hotel Plaza São Rafael. A data foi marcada pela outorga da Láurea de Reconhecimento a três associados do IARGS e pela posse de 24 novos associados.

A Mesa de Abertura foi composta pelas seguintes autoridades: a presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral; o Desembargador Francisco José Moesch, representando o TJ/RS; o secretário-geral da OAB/RS, Dr. Gustavo Juchem, representando o presidente da OAB/RS; o presidente do Conselho Superior do IARGS, Desembargador Alfredo Guilherme Englert, provedor da Santa Casa de Misericórdia; a procuradora municipal Cristiane Nery, representando a Prefeitura de Porto Alegre; o presidente da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Dr. Johnny Bertoletti; o vice-presidente do IARGS, Dr. Avelino Collet; e o presidente da Comissão Eleitoral do IARGS, Desembargador Delio Spalding de Almeida Wedy.

O evento foi aberto pela presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral, saudando a presença de todos e destacando sua alegria em participar como presidente de mais um aniversário do Instituto e discorreu de forma breve sobre a história de fundação. Em relação aos três homenageados pela Láurea de Reconhecimento, enfatizou que os associados foram escolhidos por unanimidade pela Diretoria "levando em consideração a relevante atuação e contribuição de cada um para o fortalecimento e aperfeiçoamento do Instituto, do Direito e da Justiça": Desembargadores Alfredo Guilherme Englert e Délio Spalding de Almeida Wedy, e também o Dr. Avelino Alexandre Collet. Na oportunidade, a Drª Sulamita enfatizou que os homenageados são associados há mais de três  décadas no IARGS. A seguir, fez um resumo de cada um deles. 

Logo em seguida, a Drª Sulamita Santos Cabral, acompanhada da Diretoria, procedeu a entrega da Placa de Distinção aos homenageados. 

Sobre os homenageados, a Drª Sulamita fez referências a cada um deles. Em relação ao Desembargador Alfredo Guilherme Englert, sócio efetivo do IARGS há mais de 35 anos, referiu que, como provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, desempenha este cargo “com dedicação, eficiência e desprendimento, o que demonstra sua generosidade e comprometimento com as causas justas”. E, como presidente do Conselho Superior do IARGS, afirmou que a Diretoria é muito grata pela sua atuação, “dando segurança e tranquilidade a todos”.

A respeito do Dr Avelino Alexandre Collet, Promotor de Justiça aposentado e sócio do IARGS há 41 anos, destacou que ele é o orador oficial do Instituto e, sempre que solicitado, “expressa com eloquência, sabedoria e grandeza a posição do Instituto, encantando os ouvintes”. Lembrou que ele foi secretário de estado de Assuntos Internacionais do RS, já atuou como e presidente e vice-presidente da Academia de Rio-Grandense de Letras, e conta com várias obras publicadas.

Para finalizar, acentuou o desempenho do Desembargador Delio Spalding Wedy, sócio do IARGS há 26 anos, tendo dirigido o Departamento de Direito Penal em diferentes gestões e integrado a Comissão Mista Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública (IARGS/OAB/RS), de 2007/2018. Além disso, mencionou que ele foi presidente do Conselho Deliberativo da AJURIS e membro da Comissão Eleitoral em mais de uma gestão, “o que dá tranquilidade, transparência e legitimidade ao nosso processo eleitoral”.

O Desembargador Englert agradeceu a honra concedida a ele pelo IARGS, “marco referencial na cultura jurídica tão bem dirigido pela dinâmica Sulamita Cabral”. Igualmente o Dr. Avelino Collet agradeceu pela honraria e afirmou que “o IARGS é a alma e o espírito vivo de todos os seus associados; e a confraternização corresponde ao entusiasmo que conduz serenamente o sucesso do Instituto”.

O Desembargador Délio Wedy afirmou que “a Dra. Sulamita Santos Cabral, em mais uma gestão vitoriosa e construtiva, coloca o Instituto em evidência, com pauta dinâmica, ativa, centro de aperfeiçoamento jurídico atento às mudanças e demandas sociais, sempre em constante evolução”.

Posse dos novos associados

Dando prosseguimento à cerimônia, o membro do Conselho Superior do IARGS, César Vergara de Almeida Martins Costa, e a 2ª Diretora-Secretária, Ana Amélia Prates, conduziram os empossandos até a frente da Mesa Oficial, quando a Diretora-Secretária Ana Lúcia Piccoli procedeu a leitura do Termo de Posse. Na sequência, foi feita a entrega dos diplomas aos novos associados, destacando cada nome em ordem alfabética com o seu padrinho/madrinha correspondente:

1 - DR. ANDRÉ RAFAEL WEYERMÜLLER – Dr. Cesar Vergara de Almeida Martins Costa

2 - DRA. ANA HELENA KARNAS HOEFEL PAMPLONA – Dra. Sulamita Santos Cabral

3 - DRA. ANA PAULA ATZ – Dra. Maria Regina Abel

4 – DRA. ANA PAULA FOLTZ – Dra. Estefani Luise Fernandes Teixeira

5 – DR. CESAR VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA JÚNIOR – Dr. Cesar Vergara

6 – DRA. DAIANA DE OLIVEIRA STAUDT - Dra. Estefani Luise Fernandes Teixeira

7 - DR. EDUARDO TEIXEIRA FARAH – Dra. Sulamita Santos Cabral

8 - DRA. GRASIELA DE SOUZA THOMSEN GIORGI – Dra. Maria de Fátima Záchia Paludo

9 – DR. GUILHERME RODRIGUES CARVALHO BARCELOS – Dra. Flávia Falcão

10 - DR. HANDEL MARTINS DIAS – Dra. Gisele Santos Cabral

11 - DES. JAYME WEINGARTNER NETO – Dr. Cesar Vergara de Almeida Martins Costa

12 - DR. JORGE TRINDADE – Dra. Sulamita Santos Cabral

13 - DR. JOSÉ AMÉLIO UCHA RIBEIRO FILHO - Dra. Ana Amélia Zanella Prates

14 - DRA. JULIANA LEITE RIBEIRO DO VALE – Dra. Liane Bestetti

15 - DRA. LIZIANNE PORTO KOCH NIENABER – Dr. Laury e Dra. Mariana Koch

16 – DR. MARCELO CESAR CORDEIRO – Dra. Melissa Telles Barufi

17 - DRA. MARIA ELIZABETH FAHRION NÜSKE – Dr. Ricardo Nüske

18 - DR. MATHEUS DAVOGLIO SARTURI – Dr. Cesar Vergara

19 - DRA. MELISSA GUIMARÃES CASTELLO – Dra. Alice Grecchi

20 - DRA. MIREZA FARIA MARTÍ - Dr. Eduardo Fontoura

21 – DESA. PATRÍCIA DA SILVEIRA OLIVEIRA – Dra. Sulamita Santos Cabral

22 - DR. RODRIGO DA SILVA BRANDALISE – Dra. Kalin Cogo Rodrigues

23 - DRA. SIMONE ANACLETO - Dra. Sulamita Santos Cabral

24 - DRA. SIMONE CAMARGO PADILHA - Dra. Ana Lúcia Kaercher Piccoli


Da Diretoria do IARGS compareceram os seguintes integrantes: os vice-presidentes Dra. Alice Grecchi, Dra. Lúcia Liebling Kopittke, Dra. Liane Bestetti e Dr. Avelino Alexandre Collet; as 1ª e 2ª Diretoras Secretárias, Dra. Ana Lúcia Piccoli e Dra. Ana Amélia Prates, respectivamente; a 1ª e 2ª Diretoras Financeiras, Dra. Maria Izabel de Freiras Beck e Dra. Maria Isabel Pereira da Costa. Do Conselho Superior, o presidente, Desembargador Alfredo Guilherme Englert, a Dra. Cristiane da Costa Nery, além dos Desembargadores. Marco Aurélio Moreira de Oliveira e Vilson Darós. Do Conselho Fiscal, Dr. Cesar Vergara de Almeida Martins Costa e Dr. Emílio Rothfuchs Neto.

Ao final, o presidente da OAB, Dr. Leonardo Lamachia, que estava em viagem na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada em Belo Horizonte (MG), se fez presente para participar das comemorações alusivas aos 97 anos do IARGS.

No encerramento, a Drª Sulamita Santos Cabral agradeceu pela presença de todos e pela atuação de quem trabalhou em prol da realização do evento: as Diretoras Anna Vittória Pacini Teixeira e Ana Amélia Prates, “pela dedicação e zelo”, a assessora de imprensa, jornalista Terezinha Tarcitano; e a equipe de apoio, integrada pela chefe de gabinete, Maria Terezilda Brasil de Mattos; pela secretária Gabriella Santos e pelo estagiário Nathã Santos.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Mesa de Abertura







Homenageados

Desembargador Alfredo Guilherme Englert


Vice-presidente do IARGS, Dr. Avelino Collet


Desembargador Delio Spalding de Almeida Wedy

Entrada dos formandos















Leitura do Termo de Posse

1ª Diretora-Secretária, Drª Ana Lúcia Piccoli









Entrega dos diplomas aos novos associados


DR. ANDRÉ RAFAEL WEYERMÜLLER

DRA. ANA HELENA KARNAS HOEFEL PAMPLONA

DRA. ANA PAULA ATZ

DRA. ANA PAULA FOLTZ

DR. CESAR VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA JÚNIOR

DRA. DAIANA DE OLIVEIRA STAUDT  

DR. EDUARDO TEIXEIRA FARAH

DRA. GRASIELA DE SOUZA THOMSEN GIORGI

DR. GUILHERME RODRIGUES CARVALHO BARCELOS

DR. HANDEL MARTINS DIAS

DES. JAYME WEINGARTNER NETO

DR. JORGE TRINDADE

DR. JOSÉ AMÉLIO UCHA RIBEIRO FILHO

DRA. JULIANA LEITE RIBEIRO DO VALE

DRA. LIZIANNE PORTO KOCH NIENABER

DR. MARCELO CESAR CORDEIRO

DRA. MARIA ELIZABETH FAHRION NÜSKE

DR. MATHEUS DAVOGLIO SARTURI

DRA. MELISSA GUIMARÃES CASTELLO

DRA. MIREZA FARIA MARTÍ

DESA. PATRÍCIA DA SILVEIRA OLIVEIRA

DRA. SIMONE ANACLETO

DRA. SIMONE CAMARGO PADILHA

Grupo final





Grupos




























































Mesas