No dia em que o Instituto dos Advogados do RS completou 96 anos de fundação, o vice-presidente, Dr Avelino Collet, lançou seu sétimo livro, “O Renascimento do Século XXI”, na sede do IARGS, onde foi prestigiado por vários amigos, entre eles os escritores e poetas, associados da Academia Rio-Grandense de Letras do RS, Dr Luiz Coronel e Dr Sérgio Borja, além dos membros do Conselho Superior do IARGS, Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira e a Procuradora Municipal Cristiane Nery, representando a Prefeitura de Porto Alegre. A sessão de autógrafos foi aberta pela presidente do Instituto, Drª Sulamita Santos Cabral, que saudou a todos os presentes, destacando, em seguida, que o vice-presidente é muito atuante e que o instituto está de parabéns por contar com um orador que já presidiu a Academia Rio-Grandense de Letras e que sempre encanta com a sua “verve e extensa cultura”.
“Nas alvoradas dos anos 1.500, processou-se a reinvenção de uma nova era para a humanidade, ocasião em que surgiu o renascimento”. Assim o Dr Collet, que é orador do IARGS há 22 anos, iniciou o seu discurso, citando dois pensadores na sua obra: Miguel de Cervantes e Michel de Montaigne.
O principal objetivo do livro, de acordo com o autor, é disponibilizar ao ser humano uma vida mais plena, criativa e potencializadora na busca pela plenitude e pela serenidade, a partir do segundo Renascimento. Sua ideia centralizadora é focada na valorização de um novo ser humano, com destaque ao desejo e à felicidade. “O desejo é uma poderosa força propulsora de energias, correndo enlouquecida na ânsia incontida de busca para si a magia da felicidade”, declarou.
Relativo à linguagem, enfatizou que “a palavra é a indumentária do pensamento, a mensageira das ideias, templo das emoções, expressão viva dos nossos ideais, reveladora dos nossos propósitos e dos nossos sonhos”.
Na sequência, o Dr Luiz Coronel disse que os livros são seus pássaros e com eles aprendeu a voar. “Que o êxito esteja sempre acompanhando o Dr Collet”, afirmou.
Nesta linha de pensamento, o Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira pediu a palavra e lembrou que ele e o Dr Collet são oriundos do Ministério Público, onde sempre defenderam o direito da verdade, da justiça e da liberdade.
A Procuradora Cristiane Nery ressaltou o “belo” trabalho que homens como o Dr. Avelino deixam a todos a sua volta e ensejou que existam mais homens como o Dr Collet e mais mulheres como a Dra Sulamita Santos Cabral “que a todos inspiram por suas ações no direito e na vida”.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
Dr. Luiz Coronel
Autógrafos
Dr. Sérgio Borja
Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira
Procuradora Cristiane Nery e marido
Fotos: Celso Wichinieski