Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Desembargador Ricardo Hofmeister Martins Costa é o palestrante da Reunião-Almoço de outubro

Em mais uma edição da tradicional Reunião-Almoço promovida pelo IARGS, o convidado foi o presidente do TRT4, Desembargador Ricardo Hofmeister Martins Costa, em 29/10, na Sociedade Germânia, no bairro Independência, e, Porto Alegre. Ele palestrou sobre “O Papel do Judiciário Trabalhista no Direito do Trabalho Contemporâneo”. A anfitriã foi a presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral, acompanhada de sua diretoria.

A Drª Sulamita saudou a todos os presentes, entre convidados e associados, e destacou o aniversário de 98 anos do IARGS, no último dia 26/10. Referiu que o Dr. José Luís Martins Costa foi um dos sócios fundadores e ex-presidente do Instituto dos Advogados do RS (1936 a 1939). Mencionou ainda que foi o seu professor na Faculdade de Direito e que é avô do palestrante e do membro do Conselho Superior, Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa. "A família Martins Costa teve participação ativa na vida do IARGS", afirmou a Drª Sulamita, enfatizando que, hoje, o IARGS está pujante devido ao trabalho em conjunto da diretoria e dos associados.

O palestrante agradeceu e lembrou que o seu pai, Dr Antonio Martins Costa, foi  vice-presidente do IARGS, na gestão de Justino Vasconcellos

Durante a sua apresentação, o Desembargador Ricardo Hofmeister Martins Costa abordou questões cruciais que refletem os desafios e as transformações enfrentados pelo sistema judiciário no contexto atual. Ele iniciou sua fala destacando a importância da Constituição Federal como pilar fundamental para a justiça trabalhista. Segundo o Dr, Ricardo Martins Costa, a crise do Judiciário é reflexo de diversas tensões sociais e econômicas, que exigem uma reflexão profunda sobre o papel das instituições em garantir os direitos dos trabalhadores. Destacou que a Constituição de 1988, ao abordar amplamente temas como “Direito de Família, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho”, contribuiu para “excessiva demanda judicial”, elevando a pressão sobre o Judiciário.

Outro ponto central da palestra foi o incentivo à mediação e à conciliação. Ele informou que sua administração aposta em políticas públicas que priorizam a mediação e a conciliação no Judiciário”. Martins Costa enfatizou ainda a importância de minimizar a intervenção do Estado nas negociações coletivas, promovendo uma “autonomia privada coletiva” entre empregadores e trabalhadores. Ele defende que, além da resolução de litígios, é fundamental promover mecanismos que incentivem o diálogo entre as partes envolvidas, até para aliviar a carga processual dos tribunais.

Ao final da palestra, o desembargador destacou o sistema Pangea, desenvolvido pelo TRT-RS, que reúne precedentes qualificados e facilita a busca por temas jurídicos relevantes em nível nacional. Martins Costa acredita que esse sistema é um passo importante para promover a unidade do Judiciário, permitindo uma aplicação mais uniforme e eficiente do Direito.

Autoridades

Entre outras autoridades, compareceram o Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, vice-presidente do TJ/RS; a Dra. Neusa Bastos, vice-presidente da OAB/RS; o Dr. Rafael Martins Costa Moreira, presidente da AJUFERGS (Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul); a Dra. Cristiane da Costa Nery, Procuradora-Geral do Município, Adjunta de Assuntos Fiscais, membro de Conselho Superior do IARGS, neste ato representando a Prefeitura de Porto Alegre; a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul, Drª Márcia Helena Somensi; e o Desembargador do TJ/RS, David Medina.

Do IARGS estiveram presentes as vice-presidentes Lucia Kopittke e Liane Bestetti; a 1ª Diretora Financeira, Maria Izabel de Freitas Beck; a 2ª Diretora Financeira, Maria Isabel Pereira da Costa; a 1ª Diretora secretária, Ana Lúcia Piccoli; e a 2ª Diretora secretária, Drª Ana Amélia Prates. Do Conselho Superior, os Desembargadores Alfredo Guilherme Englert e Vilson Darós; e o Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa. Também presente a Diretora do Departamento de Direito Imobiliário e Condominial, Drª Daiana Staudt.

Da OAB/RS compareceram o secretário-geral, Dr. Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta, Drª Karina Contiero, coordenadora-geral das Comissões; a secretária-geral adjunta da CAARS; e o presidente da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista, Dr. José Fabrício Furlan Fay.

Sorteio

Como de costume, foram sorteados livros pela diretoria do IARGS na Reunião-Almoço: Livro Histórico do IARGS 93 anos; “Persistência, o Segredo de uma Vida”, da Drª Maria Isabel Pereira da Costa; “Uma Fatia do Tempo”, da associada Drª Isolda Berwanger Bohrer; e “Direito e Bioética. Um Ponte para ao Futuro”, das associadas Melissa Telles Barufi e Laura Levy.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa


Drª Sulamita Santos Cabral



Desembargador Ricardo Hofmeister Martins Costa



Mesas













Sorteio











                                                                  Grupos












Momento Jurídico


Fotos: Celso Wichinieski

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Decano do IARGS lança a obra 'Os Três Poderes'

Os 96 anos do Decano do IARGS, Dr. Hélio Faraco de Azevedo, foram comemorados no lançamento de seu nono livro editado: “Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário”, na OAB Cubo, no dia 23/10. O evento foi prestigiado por diversas pessoas, entre amigos, colegas de trabalho e autoridades.

Compuseram a Mesa de Abertura, a presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral; o prefaciador da obra, o Conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas do RS, Dr. Cezar Miola; o filho do Dr. Hélio Faraco, Dr. André Jobim de Azevedo; e o próprio homenageado.

A abertura foi feita pela Drª Sulamita, destacando que o Dr. Hélio é o sócio Decano do IARGS e que “é um privilégio o Instituto ter no seu quadro social uma pessoa que, com grande erudição e sabedoria, nos brinda com mais uma obra jurídica que enriquecerá a todos os leitores”.

Na sequência, o Dr. Hélio fez um breve discurso de improviso sobre a sua trajetória profissional, curiosidades ao longo da sua carreira, e breve resumos dos seus livros. Garantiu que no ano que vem lançará sua décima obra.

Logo depois, a palavra foi passada para o Dr. Cezar Miola, que salientou a “excelente” obra escrita pelo Dr. Hélio e que, quando foi convidado para a missão, não se achou merecedor. Resumindo sua fala, declarou que “não há democracia sem controle e não há controle sem democracia” e enfatizou sua defesa dos princípios constitucionais (art. 37 da Constituição Federal).

Por fim, o Dr. André Jobim de Azevedo se pronunciou dizendo ser um privilégio ter seu pai como autor de mais uma obra, advogando e escrevendo sobre temas relevantes e atuais da República. “Isso é uma dádiva. Acompanhar desde sempre sua firme trajetória pessoal e profissional é algo indescritível, um presente de Deus”, afirmou.

Logo depois, foram chamados os quatro netos do Dr. Hélio junto com a filha, Lucia Jobim de Azevedo, para cantarem os parabéns junto com um bolo ao som de um violoncelo. Em seguida, o Dr. Hélio entregou os livros já autografados e fez um brinde com todos os presentes.

Entre outras autoridades, compareceram o Ministro aposentado do TST, Gelson de Azevedo; o Dr. Plauto Faraco de Azevedo; o Desembargador Nei Wiedemann Neto; o ex-presidente da Sociedade de Engenharia do RS, Dr. Luís Roberto Ponte; o representante do Lions Clube, Dr. Cláudio Mendes; o ex-secretário da Fazenda do RS, Dr. Luiz Antônio Bins. Do IARGS, a 2ª Diretora Secretária, Ana Amélia Prates; do Conselho Superior o Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira e o Dr. César Vergara de Almeira Martins Costa; e do Conselho Fiscal o Dr. Emílio Rothfuchs Neto e o Dr. Thiago Sarmento Leite.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa


















Fotos: Celso Wichinieski