Cento e vinte associados estiveram presentes na terceira reunião-almoço do ano, promovida pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), no dia 5 de junho, entre autoridades, associados, membros do conselho e diretores de departamentos, no Hotel Plaza São Rafael. A convidada especial, Desembargadora Cleusa Regina Halfen, presidente do TRT 4ª Região, discorreu sobre o tema “O Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça do Trabalho Gaúcha”.
A presidente do IARGS, Dra Sulamita Santos Cabral, destacou a presença de todos no evento e salientou que em agosto, mês comemorativo da criação dos cursos jurídicos no Brasil, haverá uma série de eventos, entre simpósios, congressos e conferências.
Em sua palestra, a magistrada Cleusa Halfen acentuou que, levando em consideração o mundo tecnificado e sistematizado, tornou-se premente adotar novos métodos e ferramentas de trabalho. Em vista disso, informou que, em 29 de setembro de 2012, foi implantado o Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça do Trabalho. Ao longo desse período, o sistema foi instalado nas 23 Varas do Trabalho e um Posto Avançado, dentre eles as 30 Unidades de Porto Alegre, onde o sistema está em funcionamento.
Atualmente, disse que já existem 84 mil e 814 processos tramitando no meio digital no RS, com 21 mil e 260 advogados cadastrados no sistema. Segundo informou a Desembargadora, o prazo médio de tramitação dos processos entre o ajuizamento e o julgamento, que, anteriormente, era de 252 dias, passou para 130 dias, correspondendo a uma redução de 50% do tempo. A mesma redução foi observada, também, no estoque de processos físicos nas Varas.
“Os números demonstram que essa nova ferramenta de trabalho é um importante meio de encurtamento de prazos, pois elimina muitas atividades burocráticas ao andamento dos processos físicos, além de facilitar a prática dos atos processuais, o acesso aos autos e o peticionamento”, concluiu a magistrada, agradecendo à OAB, aos advogados e a todos os operadores de Direito militantes na Justiça do Trabalho, “que têm sido extraordinários parceiros no enfrentamento desse grande desafio”.
Ao término da palestra, a Dra Sulamita Cabral enfatizou que as mulheres têm o grande diferencial de agregar em qualquer função que exerçam. “A mulher não compete com os homens, ela congrega”, afirmou.
Em seguida, foram sorteados três livros de crônicas do Ministro Athos Gusmão Carneiro, e outros três, do Grupo de Estudos da Escola Judicial do TRT 4ª Região, intitulado “Direito do Trabalho e Processo do Trabalho: a efetividade como horizonte hermenêutico”, entregues pela diretoria do IARGS. A organização do evento foi feita pela diretora do IARGS, Dra Ana Vitória Teixeira.
“Mais informações com a Secretaria do IARGS, no telefone (51) 3224.5788 ou no email iargs@iargs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário