Após a realização do webinar sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros, em parceria com o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e a OAB/RS, a comitiva do IAB foi recebida na sede do IARGS para uma sessão solene que homenageou associados com 30 anos de vínculo à entidade nacional.
Na ocasião, os juristas Amadeu Weiman, Araken de Assis e Fernando Krieg da Fonseca foram agraciados com a Medalha Levi Carneiro, honraria concedida pelo IAB em reconhecimento à trajetória e à contribuição dos associados à advocacia e à instituição.
Na mesma solenidade, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, também integrante do IAB, foi agraciada com a Medalha de Ouro Montezuma, a mais alta distinção concedida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros. A entrega foi feita pela presidente do IAB, Dra. Rita Cortez. A honraria reconhece personalidades com destacada atuação no campo do Direito e relevante contribuição à sociedade.
Em seu discurso, a Dra. Sulamita afirmou sentir-se muito honrada com a presença da presidente do IAB, Dra. Rita Cortez. Enfatizou a importância histórica do Instituto, fundado em 1843 por Francisco Montezuma, com o objetivo de reunir os bacharéis em Direito e regulamentar a profissão de advogado. Reforçou o papel fundamental do IAB na formação das instituições jurídicas brasileiras. Mencionou, ainda, a existência de uma cadeira especial no Instituto, mantida desocupada como homenagem simbólica, onde se sentava Dom Pedro II.
Ao comentar sobre a medalha, a presidente do IARGS declarou não se sentir merecedora da distinção, atribuindo a homenagem à generosidade da Dra. Rita Cortez. Salientou que tudo o que realizou ao longo de sua trajetória profissional foi fruto de um trabalho conjunto nas instituições por onde passou, sempre contando com o apoio de muitas pessoas, entre elas familiares, professores e colegas de caminhada. Finalizou agradecendo a todos que contribuíram com a sua vida e carreira.
Na ocasião, ela entregou à Dra. Rita o livro histórico "93 anos IARGS", no qual a presidente do IAB é destacada em registros fotográficos.
Pelo IARGS, estiveram presentes: a diretora-secretária Ana Amélia Prates; o presidente do Conselho Superior, desembargador Vilson Darós, e a vice-presidente do Conselho, desembargadora Cristiane Nery; o desembargador Alfredo Guilherme Englert; os membros do Conselho Fiscal, Dra. Delma Silveira Ibias, Dra. Letícia Saldanha Caiaffo e Dr. Thiago Roberto David Sarmento Leite; e associados do IARGS, entre eles o Dr. Ricardo Nüske, acompanhado da esposa; o Dr. Raimar Machado, Diretor do Departamento Processual do Trabalho; e a Dra. Kalin Cogo Rodrigues. O Dr. André Jobim de Azevedo representou o Decano do IARGS, Dr. Hélio Faraco de Azevedo.
Também compareceram a secretária-geral da OAB/RS, Ana Lúcia Piccoli, representando o presidente Leonardo Lamachia; e a Dra. Neusa Bastos, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS. Pelo IAB, estiveram presentes o Dr. Paulo JB Leal, o Dr. Jorge Folena. A desembargadora Mara Larsen Chechi, esposa do Desembargador Araken de Assis, prestigiou a solenidade.
Após a cerimônia, os homenageados e convidados participaram de um coquetel oferecido pelo IARGS.
Encerramento no Galpão Crioulo
Ao final da programação, os participantes foram convidados para um jantar no Galpão Crioulo da OAB/RS, com menu tradicional de churrasco. Na ocasião, a Dra. Rita Cortez entregou ao presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, uma Moção de Agradecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário